terça-feira, novembro 26, 2024
21.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 26, 2024
terça-feira, novembro 26, 2024

Leia Também:

Liderança nacional de luta por moradia, Guilherme Boulos vem ao Espírito Santo

O membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e principal liderança de luta por moradia no país, Guilherme Boulos fará duas palestras nesta quinta-feira (10) em Vitória. A primeira acontece às 14h no auditório do Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro. Às 16h30 ele participa de uma roda de conversa no Centro de Formação Dom João Batista, na Praia do Canto. Os eventos são gratuitos.
 
O filósofo formado pela Universidade de São Paulo (USP) vai falar de reforma urbana e crise política em um contexto de fortalecimento das ocupações por moradia na Grande Vitória. Cerca de duas mil famílias se espalham em ocupações de terrenos e prédios vazios na Serra e Vitória. Na Serra, pouco mais de mil famílias, formadas na maioria por homens e mulheres desempregados e com filhos pequenos, moram em terrenos na região de Central Carapina e em Nova Almeida. 
 
Em Vitória, as ocupações se organizam desde abril, quando 700 famílias demarcaram lotes em terreno entre os bairros Grande Vitória e Universitário, na Grande São Pedro, e que depois ocuparam a cantina da Casa do Cidadão, em Itararé. No início de maio, o movimento, então batizado Alto Grande Vitória, dominou o prédio do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), no Centro, e foi rebatizado Ocupação Chico Prego. 
 
As famílias deixaram o edifício após uma ação de reintegração de posse executada em 23 de julho a pedido da União, proprietária do imóvel, destinado em 2012 para projetos de moradia social. Agora, tramita em Brasília uma reformulação na destinação do imóvel, originalmente entregue à Prefeitura de Vitória. A intenção é destiná-lo ao Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, do Governo Federal.
 
A Ocupação Chico Prego empreendeu novas ocupações poucos dias depois. Algumas famílias foram para o Edifício Sagres e outras para o prédio do Cine Santa Cecília, ambos no Centro e integrantes do programa Morar no Centro, da Prefeitura de Vitória, que planeja a destinação de prédios abandonados na região para a habitação social. 
 
A ocupação do Cine Santa Cecília fica a poucos passos do Mucane, onde Boulos fará a primeira palestra. O evento no museu é promovido pela Frente Povo Sem Medo. Em seguida, o dirigente do MTST participa da roda de conversa O Bem Viver e a Conjuntura Atual, no Centro de Formação Dom João Batista, com a líder indígena Célia Xakriabá (Aldeia Xakriabá) e a quilombola Josiane Valentim (Comunidade Quilombola de São Mateus. O evento é realizado pela Cáritas.
 
O Mucane fica na Avenida República, 121, Centro. Já o Centro de Formação Dom João Batista fica na Alameda Irmã Nieta, Praia do Canto.

Mais Lidas