O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Ufes (Nepea) realiza a partir desta quinta-feira (24) uma série de atividades sobre o tema, com a presença de movimentos sociais, agricultores e organizações parceiras.
A primeira atividade é uma mesa-redonda com o tema “Estado, sociedade civil e políticas públicas no campo da agroecologia”, na sede da Associação de Docentes da Ufes (Adufes), nesta quinta-feira, às 14 horas. Na mesa de debate, a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco; o secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Denis Monteiro; e um representante da Associação Capixaba de Agroecologia (ACA).
A programação continua na manhã de sexta-feira (25) e vai até o domingo (27), dessa vez com um encontro envolvendo diversos movimentos sociais e agricultores em uma Escola Família Agrícola (EFA) em Nova Venécia, região Noroeste do Estado. O encontro tem o objetivo de apresentar as iniciativas bem-sucedidas em agroecologia construídas em parceria com o Nepea.
Há diversas entidades e movimentos que realizam atividades juntamente com o Nepea, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a Associação de Programas em Tecnologias Alternativas (APTA) e a Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase), entre outros.
No primeiro dia, sexta-feira, acontecem as apresentações separadas por temas: comercialização, sistema de produção, economia solidária, disputa territorial, cultura e segurança alimentar. Já no sábado e domingo, o encontro vai se focar em debater a agroecologia a partir das exposições e construir sínteses coletivas para o tema.