Dentre as atividades vespertinas estão a Mostra paralela Abayomi, voltada para o público infanto-juvenil, com exibições de terça a sexta, no Espaço Raiz Forte, na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória. Também no período da tarde, o auditório do IC-IV Ufes recebe mesas redondas sobre desafios da negritude feminina contemporânea e afirmação de identidade e sexualidade.
À noite, o espaço universitário é mais uma vez ocupado, agora com exibição de filmes da Mostra Teresa de Benguela: Trajetórias, com a presença de cineastas como Renata Martins, colaboradora da atual temporada de Malhação – Viva a diferença. Joyce Prado (SP) e Sabrina Fidalgo (RJ) são as palestrantes da semana, enquanto Adelia Sampaio compartilha suas histórias com o público presente, sendo homenageada na festa de encerramento da mostra. Ela foi a primeira cineasta negra a realizar um longa-metragem no Brasil: Amor Maldito de 1984 e que, ainda hoje, é pouco lembrada tanto pelo público quanto por artistas e estudiosos.
O projeto conta ainda com a participação de artistas diversas como a cineasta carioca Sabrina Fidalgo, as locais Charlene Bicalho, do Espaço Raiz Forte, e Priscila Gama, do Instituto Das Pretas, espaços de importante referência feminina negra no Centro de Vitória. Todas as atividades do evento são gratuitas. O projeto foi aprovado no edital de Cineclubismo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Inscrições para oficinas e mais informações em www.facebook.com/TeresaCineclube
Serviço: