A Duto Engenharia vai realizar a segunda, e última, etapa das obras de reforma e ampliação na Avenida Leitão da Silva, em Vitória. O resumo do contrato foi publicado na edição desta segunda-feira (4) do Diário Oficial pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES). O valor da obra é de R$ 43,2 milhões e o prazo de conclusão é de 365 dias. O anúncio é mais um capítulo no processo de reforma da avenida.
As obras serão iniciadas após a assinatura da ordem de serviço. A segunda etapa compreende o trecho entre as avenidas Rio Branco e Marechal Mascarenhas de Moraes. Em julho, o governo estadual planejava para agosto a conclusão da primeira etapa das obras, entre a Rio Branco e a Rua Maria Rosa. As chuvas no período, contudo, atrasaram essa projeção.
No início do ano, essa etapa das obras chegou a ser suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Duto Engenharia argumentou que o DER-ES não prestou esclarecimentos sobre itens do edital, embora os pedidos tenham sido protocolados dentro do prazo. O conselheiro Domingos Taufner decidiu pela revogação da medida cautelar. Considerou, entre outros argumentos, que a manutenção da medida pode ser lesiva a moradores e aos comerciantes da avenida.
Iniciada em março de 2014, ainda na gestão Renato Casagrande (PSB), a ampliação da Leitão da Silva tinha previsão de término de 18 meses. No fim de novembro do ano passado, durante a autorização para a publicação do edital da segunda etapa das obras, foi fixado o mais novo prazo: primeiro semestre de 2018. A obra hoje está orçada em R$ 115 milhões.