Pedidos de ciclovias têm sido enviados à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade de Vitória através do canal de diálogo “Fale Conosco”. Segundo o ciclista Emmanuel Favre-Nicolin, a cobrança dos defensores das duas rodas é evitar que a prefeitura ocupe com estacionamentos locais que poderiam abrigar ciclovias. Ele diz que geralmente essas áreas são de grande fluxo de ciclistas e alto índice de acidentes. A cobrança é baseada na Lei Municipal 6705, que institui o Plano Diretor Urbano (PDU).
Segundo o ciclista, que percorre diariamente as ruas do Centro de Vitória – entre as avenidas Getúlio Vargas e Marechal Mascarenhas de Moraes -, o trecho recebe um grande número de ciclistas que se arriscam diariamente entre o trânsito de veículos em alta velocidade, por falta de uma ciclovia na região.
A proposta é aplicar a o Artigo 34 do PDU, que define as diretrizes da Política de Mobilidade Urbana, e prevê o apoio ao incentivo às viagens não motorizadas e priorização de calçadas e ciclovias em detrimento de estacionamentos nas vias públicas.
A demanda é antiga e, segundo Emmanuel, se efetivada, irá garantir a segurança dos ciclistas em 90% do trecho, sobrando apenas um pequeno percurso que se trata de avenidas estreitas, que dificultam a implantação da medida.
“Os veículos andam nestas avenidas bem acima do limite de 60 km/h, o que indica perigo de morte aos ciclistas. No caso do trecho mais estreitos, a proposta é de uma ciclovia provisória até a implantação do BRT [corredor exclusivo de ônibus], a fim de garantir a segurança dos ciclistas e evitar mortes”, explicou.
Ele lembrou que reconhece a dificuldade em justificar obras provisórias no setor público, mas garantiu que o risco de um acidente é iminente. “Como já vimos em 2012, um motorista de ônibus espremeu completamente um ciclistas na calçada nesse trecho. Ele ficou ferido, felizmente não morreu, mas não sabemos o que acontecerá da próxima vez se nada for feito”, alerta.
Além da alta velocidade dos transportes automotivos no trecho, após o recapeamento das avenidas a pista da direita foi aparentemente repintada com um tamanho menor que o usual, prejudicando a mobilidade dos ciclistas. Emannuel também cobrou a revisão das dimensões das pistas. Ele afirma que anteriormente a pista da direita parecia intencionalmente maior para garantir o trânsito de ciclistas na região, mas foi alterada na reforma.
O fluxo na região é maior entre os ciclistas que vem de Vila Velha e Cariacica para trabalhar em Vitória. Há ainda ciclistas do bairro São Pedro e os que trafegam no sentido contrário.