O seminário, que aconteceu no auditório da Defensoria Pública Estadual no município, faz parte da etapa propositiva para a elaboração do PDM e serviu para que os participantes dessem sugestões para a revisão do plano.
A expectativa é de que, ao final desse processo de consultas públicas, a proposta seja enviada para votação na Câmara de Vereadores até o dia 20 de novembro. Após a aprovação pela Câmara Municipal, o PDM norteará o desenvolvimento urbano de Vila Velha, pelo período de 2017 a 2027.
Os grupos de estudo compostos por especialistas e munícipes puderam sugerir revisão em três eixos, sendo propostas para a rede viária, ferroviária, aquaviária e aeroviária; propostas para a rede cicloviária (infraestrutura de apoio, ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e aneis cicloviários); e propostas para praças, parques e parques lineares.
Os presentes propuseram a implementação de eixos alternativos para servir de apoio às vias existentes e que a anunciada Estrada Ferroviária (EF) 118, que ligará o Espírito Santo e o Rio de Janeiro seja interligada com a estação de trem Leopoldina, no bairro de Argolas, que atualmente está abandonada, mas pode, inclusive, se tornar atração turística.
Quando à ciclomobilidade, os munícipes lembraram que o Mapa de Ciclorrotas produzido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) é o documento mais atual e preciso que trata do tema, por isso, sugeriram que o que consta nele seja incorporado ao PDM.
Os participantes salientaram que são necessárias mudanças viárias que contemplem não só aos que utilizam a bicicleta para esporte e lazer, mas também quem utiliza como modal de transporte, por isso a importância da construção de ciclorrotas que também estejam interligadas a sistemas de transporte público e que também liguem o sistema Bike VV – de sistema de aluguel de bicicletas, já licitado – ao ponto do Bike GV, ônibus que faz a ligação de ciclistas entre Vitória e Vila Velha.
A ligação cicloviária entre a Região 5 – grande Terra Vermelha – e as outras regiões também foi lembrada, uma vez que a maioria dos moradores que utilizam bicicleta nesta região, o fazem como modal de transporte.
Concluindo a apresentação de sugestões, quanto às propostas sobre praças e parques, o grupo de estudo sugeriu a construção de parques lineares ao longo dos canais, que são abundantes em Vila Velha e o levantamento de áreas públicas disponíveis para a construção dessas praças e parques lineares.
Também sugeriram a construção de parques com a interligação com o Parque de Jacarenema, na Barra do Jucu, para a evitar a construção neste local, que é visado pela especulação imobiliária. Além disso, propuseram que seja criado um plano para a arborização viária.
O grupo de estudo também sugeriu a construção de parques em áreas que alagam para que servissem de retenção da água no período de chuvas e, fora do período chuvoso, fossem utilizados como parque pela população.