A educação infantil e o ensino fundamental da capital ganharão 550 vagas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e pela secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio (foto). Além das novas vagas para o ensino infantil, 260 vagas também foram criadas para atender o ensino fundamental em 2013.
As vagas infantis foram ofertadas a partir da nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares e da criação do Cmei Rubens Vervloet Gomes, ambos em Jardim Camburi, bairro mais populoso da capital.
Já o número de vagas criado para o ensino fundamental ficará por conta da nova unidade, a Emef Edna Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth.
“Nossa intenção é atender continuamente a demanda do morador da cidade, reconhecendo o pleno direito à educação infantil e promovendo um ensino público de qualidade, uma vez que a Secretaria de Educação se relaciona com um terço da população de Vitória diariamente”, afirmou o prefeito Luciano Rezende.
Além das novas vagas, a secretária anunciou a intenção de tornar as famílias dos estudantes cada vez mais próxima das escolas. “Vamos trabalhar a proximidade entre família e escola, com pais e responsáveis participando cada vez mais próximos do processo de aprendizado dos alunos”, disse a secretária Adriana Sperandio.
Além disso, s conselhos de escola também integram a pauta de ações da gestão municipal. A partir do início do ano letivo começa a recomposição e o fortalecimento dos 100 conselhos escolares de Vitória. Haverá formação para conselheiros e ações de transparência e monitoramento dos recursos públicos.
As aulas na rede municipal de ensino começam no dia 5 de fevereiro, com 200 dias letivos distribuídos em três trimestres. As férias estão programadas para os dias 15 a 21 de julho, com o ano letivo se encerrando no dia 21 de dezembro.