A presidenciável Marina Silva (Rede) estará no Espírito Santo nesta sexta-feira (15). Ela participa, com o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, principal representante do partido no Estado, de uma reunião de trabalho com o secretariado do município. À noite, em Vitória, os dois marcam presença mo lançamento do movimento suprapartidário “Acredito”. No encontro com a equipe de Audifax, Marina Silva fará uma breve fala sobre desenvolvimento sustentável das cidades.
O prefeito ressalta a importância da visita da presidenciável da Rede. “Marina é uma amiga, uma pessoa querida, tem acompanhado a gestão de Serra e o Espírito Santo. Sua visita demonstra preocupação e zelo para com nosso Estado e é importante para a sociedade civil, para as gestões públicas, para todos atentos às suas reflexões em defesa da sustentabilidade e da vida, o que é de muita importância nesse momento de crise política e econômica”, disse.
À noite Marina e Audifax participam do lançamento do “Movimento Acredito no Espírito Santo”. O movimento, que vem sendo chamado de um “MBL Progressista” é formado por um grupo de brasileiros com o selo da Universidade Harvard (EUA).
A ideia é fomentar candidaturas que representem “renovação política” a partir das eleições de 2018. O grupo se coloca como apartidário, mas chama atenção o fato de ter o apoio da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), criada pelo empresário Guilherme Leal, da Natura, e de outras fundações. Leal foi candidato a vice na chapa de Marina Silva (hoje Rede, à época PV) na dipsuta a Presidência da República em 2010.
O evento desta sexta, em Vitória, terá a participação de Felipe Rigoni e Cláudia Costin. Felipe Rigoni é mestrando em Políticas Públicas na Universidade de Oxford. Passou por nove anos de tratamento médico até que, aos 15 anos, ficou cego. Graduou-se com honras em engenharia de produção pela UFOP (MG). Foi presidente do conselho da Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Júnior, organização que representa um movimento com mais de 16.000 universitários empreendedores.
Já Claudia Costin foi ministra da Administração e Reforma do Estado, entre 1995 e 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso. A assumiu a Secretaria Municipal de Educação do Rio de janeiro, entre 2009 e 2014 e foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, entre 2014 e 2016.
Participam das agendas ao lado de Marina outros representantes da Rede no Estado, como o deputado estadual Marcos Bruno (Rede) e os porta-vozes estaduais do partido, Gustavo De Biase e Joelma Moraes.