sábado, setembro 21, 2024
28.3 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Rose marca reunião com ministro do Planejamento para discutir duplicação da 101

A senadora Rose de Freitas (PMDB) marcou reunião para a próxima terça-feira (19), em Brasília, com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária ECO 101. A ideia é discutir uma solução definitiva para os impasses em torno da duplicação do trecho capixaba da BR 101, administrada pela ECO 101. 
 
A movimentação da senadora escreve mais um capítulo na história do impasse da duplicação, agravado após a tragédia que vitimou 11 pessoas. Desde então, a população capixaba assiste a uma série desconexa e amorfa de ações para tentar contornar o problema. A Assembleia Legislativa defende uma coisa, a bancada federal, outra, a senadora age aqui, o governador Paulo Hartung (PMDB), acolá.
 
A senadora já se reuniu, na terça-feira (12), com o presidente Michel Temer (PMDB) para pedir urgência na decisão sobre o contrato de concessão da 101. No dia seguinte, o presidente recebeu o governador capixaba, que evitou se posicionar a favor da suspensão do contrato ou da cobrança de pedágio. Hartung se limitou a defender a duplicação total da rodovia, como prevê o contrato. 
 
A Assembleia Legislativa e a bancada federal, por sua vez, elaboraram documentos pedindo a suspensão do pedágio. No entanto, mesmo na bancada, há descoordenação. O senador Ricardo Ferraço (PSDB), por exemplo, vocifera contra a concessionária e defende seu afastamento da concessão. 
 
Apesar da desconexão, as ações oriundas de vários flancos surtiram efeito. Após reunião com a ECO 101, a ANTT anunciou que as obras de duplicação estão mantidas e, mês que vem, a concessionária deve retomar intervenções paralisadas. A agência, contudo, prosseguirá com a análise da proposta de repactuação reapresentada recentemente pela concessionária para revisão quinquenal do contrato.

Mais Lidas