O Circuito é um projeto da Associação dos Produtores do Vale do Portal do Céu (Aprovap) contemplado no edital Mais Vida, Menos Petróleo, da campanha Nem um Poço a Mais, financiada pelo Fundo Antipetroleiro em Defesa dos Direitos Humanos, das Mulheres e da Justiça Ambiental, parceria entre a ONG Fase e a União Europeia.
A atividade busca agregar os diversos atores em torno da preservação ambiental e da qualidade de vida e, na primeira roda, o sub-tema será Os Desafios da Agricultura Moderna.
Para enriquecer os debates, serão convidados órgãos públicos e entidades jurídicas, assim como representantes da sociedade civil e produtores rurais, engajados com o tema.
O edital Mais Vida, Menos Petróleo é voltado ao financiamento de iniciativas alinhadas com uma cultura pós-petróleo. A ideia é que o fundo possa financiar experiências pós-petroleiras, como agroecologia e permacultura, tecnologias voltadas à mobilidade urbana e energias renováveis, como transporte cicloviário e forno solar; ou lutas locais de resistência anti-petroleira com povos quilombolas, pesqueiros, indígenas, camponeses e também urbanos.
O Fundo pode apoiar ainda a realização de intercâmbios e encontros entre povos, ou ainda arte e contracultura antipetroleira, e é voltado para grupos com atuação no Espírito Santo.