quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Hartung no meio do fogo cruzado entre Rodrigo Maia e Michel Temer

O governador Paulo Hartung ficou no meio do fogo cruzado entre o presidente da República, Michel Temer, do PMDB, partido ao qual o governador estaria de saída, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, com quem Hartung vem conversando sobre uma possível filiação ao DEM. O governador é uma das peças de disputa no tabuleiro político que vem sendo disputado pelas duas lideranças nacionais. 
 
A disputa entre Maia e Temer ganhou um ponto alto de tensão com as críticas do demista – que vem assediando parlamentares do PSB em busca de fortalecimento de sua sigla – ao PMDB, que também estaria investindo em lideranças de interesse do DEM. 
 
 “Quando a gente faz um acordo, tem que cumprir a palavra. A coisa mais importante da política é a palavra. Eu já avisei o presidente, isso causou muito desconforto dentro da bancada”, disse Maia em entrevista à imprensa. 
 
Maia se referia ao jantar de Temer no apartamento funcional da líder do PSB, deputada Tereza Cristina (MS). À época, Temer negou a investida para atrair os dissidentes socialistas, mas a filiação do senador Fernando Bezerra foi a gota d’água. O deputado destacou ainda que o fato de os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil) terem participado do ato de filiação de  Bezerra mostra que há uma “digital” do governo na iniciativa.
 
Para acalmar os ânimos de Maia, os interlocutores de Temer sacaram a investida do demista sobre o governador do Espírito Santo. Ao jornal O Globo , os governistas lembraram as conversas entre o governador e o presidente da Câmara sobre a migração partidária. Maia já se encontrou várias vezes com Hartung no Estado e em Brasília, sempre tratando da conjuntura nacional e da possibilidade de o peemedebista se filiar ao partido. 
 
“Esse tipo de conversa é normal, assim como tem gente do DEM conversando com o Hartung, e você não vai recriminar. Não dá para impedir a decisão política de alguém, que foi o que aconteceu com o ministro e o senador Fernando Bezerra”, disse um interlocutor de Temer ao jornal O Globo.

Mais Lidas