O prédio do futuro Fórum Cível da Serra, próximo ao Terminal de Carapina, receberá 18 varas – além de todas as varas cíveis da comarca, serão instaladas as Varas da Fazenda Pública, uma de Órfãos e Sucessões, quatro Varas de Família, quatro Juizados Especiais, a Vara da Infância e da Juventude e a Central Multidisciplinar. Com a transferência das unidades, o atual Fórum, localizado em Serra Sede, passará por uma reforma e vai abrigar somente as Varas Criminais e os Juizados Especiais Criminais.
Já o Centro Avançado dos Juizados da Infância e da Juventude de Vitória funcionará num local adaptado para que os trabalhos sejam implantados de acordo com as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o funcionamento de Unidades Judiciárias especializadas em Infância e Juventude. Com uma área de 2.378 metros quadrados, o novo prédio abrigará gabinetes e cartórios das três Varas da Infância e da Juventude da Capital.
Além dessas caras, haverá um espaço destinado à Justiça Restaurativa, ao projeto “Meu Pai é Legal” e ao projeto “Depoimento Especial” ou “Depoimento sem Dano”. Esses projetos funcionam atualmente no prédio da sede do TJES, na Enseada do Suá. O novo prédio contará, ainda, com um auditório para palestras com capacidade para 70 pessoas. A Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude continuará funcionando na sede do Tribunal, mas o atendimento será realizado no prédio novo.