A participação é voluntária e a ação busca aumentar a consciência da população local e frequentadores sobre a importância de descartar o lixo – especialmente o plástico – corretamente. “Teremos um ponto de apoio (stander) na Lagoa de Carapebus – em Balneário de Carapebus – e outro no Córrego Manguinhos, na divisa entre Bicanga e Manguinhos, onde nos encontraremos para iniciar as atividades”, comenta o fundador do instituto, Iberê Sassi.
Na Semana Internacional de Limpeza das Praias, em todo o mundo, milhares de pessoas se reúnem para realizar limpezas de praias e outros corpos d’água. Estimativas da ONU apontam que, até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes e que 99% das aves marinhas terão ingerido algum tipo de plástico, como prejuízos que devem chegar a US$ 8 bilhões.
“Impedir que esse triste cenário se concretize está ao nosso alcance. O Instituto Goiamum convida a todos os moradores da região e frequentadores das praias de Carapebus, Balneário de Carapebus, Bicanga e Manguinhos para se unirem a esse esforço para manter o lixo longe dos mares”, diz Iberê.