quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Pretinho é o novo prefeito de Fundão

O candidato Pretinho Nunes (PDT) venceu a eleição extemporânea de Fundão. Mas a disputa foi voto a voto. Joilson Rocha Nunes conquistou 5.425 votos (51,85%) contra  5.038 votos (48,15%) do adversário João Manoel (DEM). Uma diferença de 387 votos.  A apuração foi concluída pouco depois das 18 horas deste domingo (1), após a Justiça Eleitoral concluir a apuração das 43 urnas do município.
 
Assim que soube do resultado, o candidato do PDT e seus aliados saíram em carreata pelo Centro de Fundão para comemorar com os eleitores a vitória da disputa deste domingo. Em meio à euforia da vitória, Pretinho agradeceu a todos e desejou um rápido restabelecimento do deputado federal Sérgio Vidigal. O pedetista sofreu um grave acidente na manhã deste domingo na BR 262, quando seguia para Brasília.  
 
Pretinho comemorou ao lado da vice, Alexsandra Pedroni (PSD), e do grande eleitor de seu palanque, Anderson Pedroni, que venceu a disputa em 2016 com mais de 70% dos votos, mas que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. Pedroni teve as contas rejeitadas pela Câmara de Fundão pelo período em que esteve à frente da prefeitura.  
 
A disputa foi muito acirrada durante todo o mês de setembro, quando aconteceu a campanha e, certamente, os 2.922 eleitores não compareceram às urnas, o equivalente a 20% dos cerca de 14 mil eleitores do município, fizeram a diferença, tanto para uma vitória mais robusta de Pretinho ou uma eventual virada de João Manoel.
 
A posse do novo prefeito será no próximo dia 27. Até lá o município continuará sendo administrado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eleazar Ferreira (PCdoB). Pretinho Nunes e Alessandra Pedroni serão diplomados no próximo dia 23.
 
Pretinho votou às 9 horas, na escola Eloy Miranda em Fundão sede, depois saiu em caminhada pela cidade, visitando as sessões eleitorais. João Manoel também votou de manhã, em Timbuí, distrito onde nasceu. O demista esteve internado até esse sábado (30). Esta é a quarta vez que João Manoel disputa e perde a eleição à prefeitura de Fundão. Já Pretinho Nunes disputou pela primeira vez. Em 2016, ele foi candidato a vice na chapa de Anderson Pedroni.

Mais Lidas