sábado, novembro 16, 2024
27.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em ação contra fraudes financeiras

A Polícia Federal no Espírito Santo deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), a “Operação Dracmex”, com o objetivo de combater supostos crimes contra o sistema financeiro. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão na sede da organização e em domicílios de representantes e de alguns dos envolvidos, todos em Vila Velha (ES). As suspeitas de ilícitos recaem sobre a organização Besty Trade/World Exchange/Worldex. Não houve prisões.

De acordo com informações da PF, a operação contou com a participação de 23 policiais federais. Foram apreendidos computadores, HD's externos, telefones celulares, tablets e diversos documentos. Os investigados podem responder pelo crime de “emissão, oferta ou negociação, de qualquer modo, títulos ou valores mobiliários, sem autorização prévia da autoridade competente”, cuja pena varia de dois a oito anos de reclusão, além de multa.

Em abril de 2017, a Policia Federal recebeu uma requisição do Ministério Público Federal (MPF) para investigar eventuais crimes contra o Sistema Financeiro Nacional praticados pela organização denominada Besty Trade, que realizava, sem a devida autorização, oferta pública de distribuição de derivativos no mercado Forex, que são valores mobiliários sujeitos à regulamentação e à fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após a emissão de alerta da CVM acerca da ilegalidade do negócio praticado, determinando a suspensão das atividades da organização, houve mudança de nomenclatura de Besty Trade para World Exchange e posteriormente para Worldex, com objetivo aparente de contornar a restrição imposta.  As buscas têm como objetivo localizar registros de controle das atividades da organização e delimitar a autoria dos envolvidos.

Mais Lidas