sexta-feira, novembro 29, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Cinco casas noturnas estão irregulares na Grande Vitória, alerta Corpo de Bombeiros

Após tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada do último domingo (27), que abalou o País e mundo, com a morte de pelo menos 231 pessoas, a maioria jovens, acendeu imediatamente um alerta nos estados e municípios brasileiros, e na população, sobre as condições de segurança das casas noturnos e outros espaços fechados que abrigam eventos. A preocupação das autoridades agora é tomar medidas preventivas para evitar tragédias como a ocorrida em Santa Maria.

No Espírito Santo não foi diferente, o Corpo de Bombeiros (CBMES) divulgou nesta segunda-feira (28) a lista dos estabelecimentos vistoriados de dezembro de 2012 a janeiro de 2013 na Grande Vitória. Segundo o CBMES, cinco casas noturnas estão irregulares, uma está em processo de regularização e outra retira o alvará a cada evento realizado. 

 
Estão irregulares no Estado os seguintes estabelecimentos: Casa Clube, em Vitória; Saloon, na Serra; Black Bar, Twister e 100 Saída, ambos em Cariacica. Já a Blow Up, em Vila Velha, está em processo de regularização; e a Pedreira, em Guarapari, segundo o Corpo de Bombeiros, solicita um novo alvará a cada evento realizado no espaço. 

 
Em suas páginas no Facebook as casas noturnas 100 Saída – nome em tanto sugestivo –  e Black Bar, também em Cariacica, apresentam a sua programação normalmente. No site da Sallon, na Serra, também está programada a “Quinta Country”,  no próximo dia 31. Já a Twister não apresenta nenhuma programação em sua página do Facebook. 
 
A boate Next, em Vila Velha, está listada como regularizada, porém, não foi informado na lista do Corpo de Bombeiros qual a capacidade de lotação da casa, conforme foi listado para as demais casas regularizadas.  
 
Além de divulgar a lista, o CBMES alertou sobre os riscos e cuidados a serem tomados para evitar tragédias como a registrada em Santa Maria, na madrugada do último domingo (27). 
 
“O CBMES exige, de acordo com a Legislação de Segurança Contra Incêndio e Pânico (2010), que estes estabelecimentos possuam no mínimo iluminação de emergência, sinalização de emergência, extintores e saídas de emergência de acordo com a capacidade de cada ambiente”.

 

O alvará tem validade de um ano e cada cidadão pode acessar o site do Corpo de Bombeiros e averiguar a regularização desses estabelecimentos no link do SIAT, em “Consulta Alvará” e colocar o nome fantasia ou a razão social.

 

Em caso de incêndio, alerta o Corpo de Bombeiros, o cidadão deve localizar a saída de emergência mais próxima, não entrar em pânico e procurar a saída de maneira ordenada.

 

Segundo a corporação, são realizadas vistorias pontuais nas casas noturnas ou após recebimento de denúncia.

Mais Lidas