Com o tema “Memória das águas – de onde vem a água do rio?”, o festival busca reconhecer a produção audiovisual ambiental nas mais diversas formas narrativas e introspectivas, trazendo à tona a importância da preservação de forma criativa, dinâmica e interativa, proporcionando um verdadeiro encontro entre a cultura e os aspectos naturais que circundam o distrito e a diversidade do Brasil.
O projeto tem foco cultural e de desenvolvimento local, já que prevê ações que permitam à comunidade de Burarama acesso a novas formas de criação e formação, recuperando e preservando memórias individuais, coletivas e territoriais — elevando a autoestima, senso de coletividade e de colaboração. A proposta também pretende fortalecer a educação e o empreendedorismo do capital humano da comunidade.
Em meio à busca de soluções sustentáveis sobre o fluxo e a produção de águas em regiões do Brasil, valoriza atividades educacionais e reflexões que dialoguem sobre a preservação e recuperação das nascentes, sobretudo através de ações práticas e de memória. O projeto focaliza o Circuito das Águas em Burarama, que envolve pequenos produtores rurais, artesãos, áreas de lazer, quedas d'água, piscinas naturais, agroindústrias locais, turismo de aventura e muitas belezas naturais, fazendo parte do Caminhos da Campo e do Corredor Ecológico capixaba.
O Cine.Ema é patrocinado pela BRK Ambiental e pela ANA – Agência Nacional de Águas – Ministério do Meio Ambiente. O projeto é uma realização da Caju Produções, do Instituto Últimos Refúgios e do Ministério da Cultura.
Serviço
Cine.Ema: Memória das Águas – de onde vem o rio?