Todos os dois atos (351/2017 e 352/2017) foram publicados no Diário de Justiça Eletrônico do TJES. Na última quarta-feira (18), a juíza local havia solicitado providências à Presidência do Tribunal, diante do fato de que, a partir daquele dia, não haveria mais nenhum analista judiciário prestando serviços nos cartórios do fórum. Esses servidores fazem o atendimento ao público no balcão, além de expedir documentos, como mandados de intimação e até de prisão.
No documento, os três analistas judiciários lotados na comarca não estão atuando: uma por licença maternidade, outro gozando de férias e uma servidora foi localizada no Fórum da Serra após ser acometida por doença em razão do trabalho no Fórum de Fundão. No ano passado, a juíza havia pedido o retorno de três servidores que estavam lotados na comarca, mas desempenhavam funções em outras unidades. Entretanto, o pedido acabou sendo rejeitado.
Segundo dados da época do pedido, o Fórum de Fundão tinha um acervo de sete mil processos e uma demanda mensal de 125 novos casos.