sábado, abril 19, 2025
26.9 C
Vitória
sábado, abril 19, 2025
sábado, abril 19, 2025

Leia Também:

Empregados da Vale no Estado repudiam proposta de acordo da empresa

Os trabalhadores da Vale no Estado vêm fazendo assembleias desde a última sexta-feira (27) para analisar as propostas da mineradora feitas nas rodadas de negociação da última semana. Em todos os encontros, que terminaram na noite deste domingo (29), os trabalhadores repudiaram as propostas e exigiram que a Vale retome as negociações, paralisadas desde a última quarta-feira (25) em razão da apresentação da proposta considerada inaceitável.

Nos encontros, os trabalhadores autorizaram a decretação de assembleia permanente, exigindo que a mineradora retome as negociações.

Na quarta-feira, a Vale encerrou as negociações propondo apenas a reposição integral da inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos benefícios econômicos e um recuo na data do confisco na questão do plano odontológico que trata de aparelhos e implantes e que tem causado desconforto e revolta na categoria com a iminente retirada do benefício.

As principais reivindicações dos trabalhadores são ganho real, manutenção do plano de saúde e do plano odontológico e 13° no cartão alimentação, sendo que este sequer foi mencionado pela mineradora.

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer), que representa os trabalhadores do Estado nas mesas de negociação, considera que é possível a apresentação de uma proposta mais vantajosa, visto que os lucros da Vale, apresentados na última quinta-feira (26), ultrapassam os R$ 7 bilhões.

Mais Lidas