sexta-feira, novembro 15, 2024
29.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Balanço de dois anos do crime da Samarco/Vale-BHP é tema de seminário na Ufes

Uma avaliação crítica dos desdobramentos do maior crime ligado à mineração em todo o mundo e o maior desastre socioambiental do Brasil, com foco nos atingidos pela tragédia. Esse é o objetivo do Seminário de Balanço de 2 anos do Rompimento da Barragem de Fundão, que acontece desta segunda a quarta-feira (6 a 8) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O evento é gratuito e não necessita de inscrição. As atividades acontecerão no Auditório do IC2, no campus de Goiabeiras, em Vitória. A programação privilegia a apresentação do ponto de vista dos atingidos, que estarão maciçamente representados, e contará ainda com pesquisadores brasileiros, movimentos sociais e autoridades que têm se posicionado criticamente em relação ao crime.

“A ideia central do seminário é criar um espaço onde se construa um balanço das medidas de reparação aos atingidos que, ao longo desses dois anos, não têm tido visibilidade, considerando que as empresas ainda não indenizaram os afetados e não iniciaram um processo de reparação do Rio Doce”, destaca uma das organizadoras do evento, Cristiana Losekann.

Ela explica que a dimensão territorial e as diversas reações dos atingidos desde a tragédia-crime de Mariana/Rio Doce vêm, inclusive, mobilizando “comunidades que vivem no entorno de outras barragens para compreender os impactos da atividade de mineração em seu cotidiano”, acrescenta Losekann, que é pesquisadora e professora de Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo.  

Durante os três dia do seminário, as mesas de debate contarão com uma metodologia participativa, que consiste numa dinâmica de escutas aos modos de sobrevivência criados pelos atingidos, além do debate às formas de violações aos direitos humanos por atividades empresariais. Após o encontro, será elaborada a Carta do Rio Doce, resultado das contribuições expressadas de modo aprofundado pelos atingidos e do balanço político-institucional dos dois anos do rompimento da Barragem de Fundão.

Também constará na Carta um balanço de reparações e reações dos atingidos, das dinâmicas territoriais e atuação de corporações e violações de direitos. “Um dos pontos que nos preocupa são os princípios e ideias norteadores do processo de reparação de um desastre como esse. Um deles é o princípio da centralidade do sofrimento da vítima e que deve constar na Carta do Rio Doce”, explica Cristiana Losekann.

A leitura desse documento será feita na terça-feira, dia 7, segundo dia do evento, a partir das 20h30, no Auditório do IC2.

Audiência Pública

No último dia do Seminário de Balanço de 2 anos do Rompimento da Barragem de Fundão, 8/11, quarta-feira, será realizada uma audiência pública convocada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal. Com o tema Direitos Humanos e Empresas: Qual é a políticas pública que o Brasil precisa?, a audiência ocorrerá das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Educação Física e Desporto da Ufes.

O objetivo da audiência é colher subsídios para a elaboração e execução do plano de ação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão na área de promoção e proteção dos direitos humanos em relação à atividades desenvolvidas por empresas mineradoras. A audiência vai reunir os atingidos do desastre-crime de Mariana, além de representantes do governo, do Senado Federal, pesquisadores, membros de organizações internacionais, sindicatos e vítimas de violações aos direitos humanos por atividades empresariais.

Serviço:

Seminário de Balanço de 2 anos do Rompimento da Barragem de Fundão

Data: 6, 7 e 8 de novembro de 2017

Local: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Auditório do IC2, UFES.

Campus Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, 514, Vitória, ES.

Obs: não é necessário realizar a inscrição.

Audiência Pública:

Audiência Pública – PFDC/MPF

Data: 8 de novembro de 2017 (quarta-feira)

Horário: 9h às 17h

Local: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Auditório do Centro de Educação Física e Desporto, UFES.

Campus Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, 514, Vitória, ES.

Mais informações no site do evento.

Mais Lidas