A reunião acontecerá no auditório do Sindicato dos Servidores de Anchieta (Sinfa) e, no evento, será apresentada uma análise de conjuntura seguida de debate com a participação de José Marcio Ribeiro da Costa, representante da Pública, que vai explicar a importância da união dos servidores na luta contra o ataque aos direitos no funcionalismo.
A central foi criada recentemente, com o objetivo de representar todos os servidores públicos do País, principalmente diante das tentativas de desmonte dos direitos trabalhistas perpetradas pelo governo federal.
No Estado, o Sindipúblicos é um dos sindicatos filiados à Pública. Mesmo com a recente criação, a central já tem se destacado nas articulações no Congresso Nacional em matérias de interesse dos servidores.
Durante a reunião de implantação os participantes também vão propor o estatuto da central no Estado e discutirão novos encaminhamentos para a efetiva fundação e composição da direção da entidade no Espírito Santo.
A Pública foi fundada em 10 de agosto, em uma assembleia que aconteceu em virtude da preocupação com a corrosão moral e material do setor público. Para os fundadores, o movimento sindical tradicional e as centrais atuais não ofereciam espaço e representatividade adequada, além de não contemplarem o diálogo visto como necessário.
A proposta da central é criar um novo paradigma para a atuação sindical, com um inédito “Manual de Boas Práticas de Gestão Sindical”, incentivando transparência, reeleição limitada de diretores e um cargo de ouvidor, para ser um canal aberto para denúncias e críticas.