No movimento dos familiares da Polícia Militar, em fevereiro passado, o secretario de Segurança do Estado, André Garcia, atraiu um grande desgaste com a corporação. Mas nem tudo foi prejuízo. Parte do eleitorado foi conquistada pela postura do titular da pasta. E ele começou a ser cogitado para a disputa do próximo ano.
Para os meios políticos, assim como seu antecessor na pasta, o hoje secretario de Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda (DEM), Garcia pode surpreender nas urnas. Em 2010, o demista foi o mais bem votado na disputa à Assembleia Legislativa e seu sucessor pode repetir os mesmos passos.
Isso se os dois chegarem a um acordo. Tanto Rodney Miranda quanto Garcia estariam mirando uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas o ideal seria uma dobradinha dos dois. O problema é decidir quem desceria um degrau. Para os meios políticos, o momento seria mais propício para André Garcia disputar uma vaga na Assembleia.
Isso porque, ele pode se tornar uma opção e se fortalecer no debate com o grupo do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), visando à disputa municipal de 2020. O secretário de Gestão, Planejamento, Comunicação e Administração da Capital, Fabrício Gandini (PPS), vai disputar uma vaga na Assembleia, com o objetivo de ficar próximo ao eleitorado de Vitória e criar musculatura para a disputa à sucessão, e Garcia pode fazer o contraponto pelo grupo palaciano.
Uma disputa parecida como a que é esperada na disputa por uma vaga na Assembleia, no cenário da Serra, onde o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), aliado do prefeito Audifax Barcelos (Rede), deve enfrentar o secretário de Ciência e Tecnologia, Vandinho Leite (PSDB), aliado do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Essas duas lideranças são vistas como as que vão se tornar protagonistas após o esgotamento da polarização atual na cidade.
Mas o primeiro problema de Garcia é encontrar a acomodação certa para a disputa no próximo ano. Nos bastidores, o comentário é de que ele e o secretário de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, devem seguir o mesmo destino: O PDT de Vidigal, que está buscando novos quadros para fortalecer o partido e pretende conquistar cinco cadeiras na disputa do próximo ano à Assembleia.