sábado, novembro 16, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Judiciário estadual realiza mutirões durante a Semana Nacional de Conciliação

O Núcleo de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), realiza, durante a Semana Nacional da Conciliação, diversas ações para promover o maior número de acordos. Cerca de 900 processos relacionados a construtora, empresa de energia elétrica e instituição financeira serão analisados. O mutirão vai até o próximo dia 7 no Fórum de Cariacica. Já a Escola da Magistratura, em Vitória, receberá os casos na área de família. A iniciativa segue o programa desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com informações do TJES, os processos foram encaminhados pelos Juízos de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari, sendo que as partes nos litígios foram intimadas para participar do evento. Os processos em que forem celebrados e homologados os acordos serão arquivados imediatamente. Já os processos em que as partes não chegaram a um consenso continuarão tramitando normalmente.

O 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) também realiza, durante a Semana Nacional da Conciliação, uma ação de mediação de processos de família, com a participação de 24 mediadores em formação das comarcas de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Pedro Canário e da Capital, que fazem a parte prática do curso. A ação acontece na Escola da Magistratura do Espírito Santo, em Vitória, e os processos analisados foram encaminhados pelas Varas de Família de Serra e Vitória.

A programação da Semana Nacional da Conciliação no Espírito Santo conta, ainda, com o Curso de Formação de Facilitadores em Oficina de Divórcio e Parentalidade, que acontecerá nos dias 30/11 e 01/12. Os demais Cejuscs também agendaram pautas concentradas em razão da Semana Nacional da Conciliação.

As atividades do programa no Estado tiveram início no último sábado (25) com a realização de dois mutirões em Vitória e na Serra. Na ocasião, foram examinados 350 ações previamente agendados para solucionar questões relacionadas a divórcio, separação, conversão de separação judicial em divórcio e restabelecimento, bem como, acordo de guarda, alimentos e visitação de filhos menores.

Mais Lidas