O último trecho da ampliação da avenida Fernando Ferrari será liberado neste sábado a partir das 11h, facilitando a vida de quem segue para o norte da ilha de Vitória. Para a obra que engloba a construção do viaduto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da nova Ponte da Passagem e da passarela Maurício de Oliveira e as desapropriações, foram gastos R$ 108 milhões.
A Fernando Ferrari possui cinco quilômetros e beneficia diariamente mais de 75 mil condutores. A via deixa de ter duas faixas por sentido, situação que gerava engarrafamentos devido à quantidade de veículos que passam pela via, para ter três faixas livres em toda a sua extensão, para o trânsito de motos, de carros e de ônibus.
O prefeito da capital, Luciano Rezende, e o governador do Estado, Renato Casagrande, além de outras autoridades, vão participar da solenidade realizada às 11h deste sábado (2).
Para o prefeito Luciano Rezende, a ampliação da avenida é uma obra estratégica para a cidade, pois vai garantir qualidade de vida com a melhora da mobilidade urbana na região.
Além da ampliação a ora conta com calçadas com acessibilidade para pessoas com deficiências, ciclovia e semáforos sincronizados para melhorar o fluxo da região.
A obra de ampliação da avenida foi feita por etapas e sem interdição total do trânsito durante toda a execução, iniciada em 1999. O primeiro trecho concluído foi entre a avenida Adalberto Simão Nader e o Aeroporto de Vitória. Depois, entre o canal da Passagem e a antiga Colchoaria Paris. Neste trecho, foram construídos equipamentos importantes, como a nova Ponte da Passagem, a Passarela Maurício de Oliveira e o viaduto da Ufes.
Todo o projeto de ampliação da Fernando Ferrari é uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.