A Prefeitura de Vila Velha estuda a implantação do sistema de estacionamento rotativo na orla da Praia da Costa e a expansão do serviço no Centro e na Glória. O projeto de expansão foi apresentado terça-feira (28) pela concessionária Estapar, que também solicitou reajuste das tarifas do rotativo. O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Oberacy Emmerich Júnior, disse que as propostas serão analisadas junto com a Procuradoria Geral do Município.
O projeto piloto da implantação do sistema na Praia da Costa prevê 268 vagas distribuídas na orla. Bairro de forte perfil residencial, marcado pelos prédios altos, a Praia da Costa apresenta forte demanda por vagas de estacionamento. A expansão do sistema prevê, ainda, o acréscimo de mais 324 novas vagas no Centro a 69 vagas na Glória, regiões com forte traço comercial. Em Vila Velha, o rotativo opera 1.909 mil vagas.
Serra
Desde segunda-feira (27), a Serra tem estacionamento rotativo. O projeto começou na Avenida Central e na Segunda Avenida, com 1.700 vagas, região por onde circulam cerca de 18 mil veículos por dia, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município. A ideia de implantar o sistema nas vias laterais do bairro também é avaliada. A Prefeitura planeja implantar mais 300 vagas do sistema em Serra-Sede até janeiro.
Em Laranjeiras, o rotativo provocou mudanças no trânsito. Serão 11 ruas que passaram a ter nova direção. Ruas que eram mão dupla passam a ser mão única e outras, por sua vez, passam a ser de mão dupla.
A alteração foi feita nas ruas Pitágoras, Lavoisier, Tiradentes, José Bonifácio, Estácio de Sá, Álvares Cabral, Miguel Ângelo, Rafael, Renoir e nas travessas Cinco e Dois. Segundo a prefeitura, a mudança na circulação foi implantada juntamente com o rotativo por demanda da comunidade.