Em seu discurso, Aboudib agradeceu o apoio dos conselheiros, servidores e membros do Ministério Público de Contas (MPC) durante o biênio 2016-2017. “O Estado Brasileiro tem que provar a necessidade de sua existência enquanto instituição pública. Nesse sentido, a construção de ferramentas como o Painel de Controle [que divulga mensalmente os indicadores sobre as finanças públicas] e o sistema CidadES [que reúne informações detalhadas sobre a realidade fiscal dos municípios] nos comprova que estamos no caminho certo”, afirmou.
Ao final do discurso, o presidente reeleito disse que vai continuar atuando como a promessa de “atrapalhar o menos possível”: “É preciso se reinventar e se aproximar mais dos anseios da sociedade. Precisamos ser úteis, principalmente para nossos irmãos mais humildes, que usam os serviços públicos como única alternativa. O Tribunal vai trilhar esse caminho, que não tem volta: transparência, sustentabilidade e foco em resultados”, arrematou.
Também foram empossados os demais integrantes do novo corpo diretivo do TCE: conselheiros Domingos Augusto Taufner, vice-presidente; Sebastião Carlos Ranna, ouvidor; e Rodrigo Chamou, reconduzido para a Corregedoria. Eles entram em exercício dos cargos a partir de 1º de janeiro de 2018.
A sessão especial teve as presenças do governador Paulo Hartung (PMDB) e do vice-governador César Colnago (PSDB); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (PMDB); do presidente do TJES desembargador, Annibal de Rezende Lima; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e futuro presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira da Gama; do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS); além de deputados, prefeitos, vereadores e secretários de Estado.