sexta-feira, novembro 29, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Quatro municípios da GV terão internet de banda larga em 2014

O Estado licitará até março os serviços de estruturação do projeto ES Digital nos municípios de Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. O projeto, que já funciona em Vitória, prevê a expansão das linhas de fibra ótica e o funcionamento da internet de banda larga em quatro municípios até meados de 2014.

Se tudo correr bem, garantiu o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes), Anilton Salles Garcia, até o final do ano o projeto atingirá todo o território capixaba.

O importante, ressaltou ele, é lembrar o que a internet banda larga proporcionará. “Além dos pontos gratuitos que permite o acesso pela população, a medida permite o compartilhamento da estrutura pelos órgãos públicos como escolas, postos de saúde, hospitais, telecentros, entre muitos outros. São opções que contribuem para o desenvolvimento do Estado, sobretudo de pequenas empresas sitiadas em distritos capixabas”.

Construída em cooperação com o Ministério das Comunicações, Telebrás e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, o programa beneficiará todos os órgãos Federais, estaduais e municipais no Estado, garantindo assim a conexão de voz, dados e de imagem entre eles, reduzindo custo e a distância entre os órgãos.  

Para a população, além do acesso a banda larga, o objetivo é implantar pelo menos um ponto de internet gratuita nas cidades capixabas. Por enquanto, isso só ocorre em Vitória, onde o usuário pode acessar a internet, sem necessidade de uso de provedor comercial.

São pontos de internet gratuita na Capital as imediações do posto de saúde do bairro Jardim Camburi; na avenida Beira-mar e a rua dos restaurantes, na Ilha das Caieras; no Parque Moscoso, no Centro; no Parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia; no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara e no Horto de Maruípe.

Segundo a prefeitura de Vitória, a conexão à rede sem fio pode ser feita por computadores de mesa, notebook, telefone ou qualquer equipamento que possua conexão wireless e um navegador (internet Explorer, Firefox, netskip). Para isso, o usuário só precisa buscar as redes wireless e selecionar rede “Vitória Digital”. Ao abrir o navegador, o internauta será direcionado para a página contendo o Termo de Permissão de Uso que garantirá o acesso livre à internet, após o aceite do usuário.

Apoio

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, determinou a realização de reunião entre as equipes técnicas do ministério e os gestores do governo do Espírito Santo que atuam no Programa ES Digital. A intenção é garantir a ampliação da rede já existente no Estado.

Além de Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra, terão prioridade no programa os municípios atendidos pelo programa Estado Presente, que visa a promover a cidadania como ação preventiva de combate à violência em comunidades menos favorecidas como os conglomerados Castelo Branco e Nova Rosa da Penha em Cariacica; Terra Vermelha, Santa Rita, São Torquato e Soteco, em Vila Velha; Feu Rosa, Jacaraípe, Carapina e Nova Almeida, na Serra e Nova Betânia em Viana.

O ministro Paulo Bernardo adiantou que o interesse da União é o de ampliar a rede capaz de garantir acesso à internet a comunidades carentes e a municípios fora do eixo das regiões metropolitanas.

ES Digital

O ES Digital é uma ação do governo do Estado do Espírito Santo, desenvolvido pela Secretaria de Ações Estratégicas (Seae), por meio do programa Estado Presente, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

Os dutos para instalação de fibra óptica e a parte operacional do Programa ES Digital são coordenadas pelo Prodest, enquanto a gestão deste Programa está a cargo da Fapes.

O modelo adotado por este programa, realizado conjuntamente com a Telebras, segue o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que estabelece parceria entre o Governo e provedores, fortalecendo a economia no interior.

Mais Lidas