sexta-feira, novembro 15, 2024
29.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Violinos com quase 300 anos serão usados em concerto de natal em Vitória neste sábado

No próximo sábado (23), às 10 horas, acontece na Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro da Capital, um Concerto de Natal com músicas do período barroco e com instrumentos musicais originais dos séculos XVII e XVIII. As obras de Corelli, Vivaldi, Händel, Geminiani e Hasse, que serão executadas no evento, datam dos mesmos séculos e terão a regência do maestro Sérgio Dias.
 
A oportunidade de trazer ao público capixaba, pela primeira vez, a execução dessas composições com instrumentos históricos originais, e também com réplicas perfeitas, pode revelar uma “nova” forma de se fazer e ouvir a música “antiga”. 
 
A Trupe Barroca é um conjunto musical que, embora tenha assumido este nome recentemente, já marcou o cenário musical capixaba com apresentações relevantes. Com o nome original de Victoria Ensamble, o grupo já se apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Jerzy Milewski (violino), Vanja Ferreira (hapra), Sérgio Dias (flauta), Inácio de Nonno (barítono), e Aleida Schweiter (piano), entre outros.
 
O grupo foi criado em 1998 e, depois de um longo período de investimentos e pesquisa, retoma o seu trabalho com uma previsão de concertos periódicos para o ano de 2018 e um trabalho voltado para o resgate da música dos séculos XVII e XVIII, por meio de instrumentos históricos ou réplicas perfeitas. Em 2017, a partir do interesse em se promover este novo trabalho, o grupo passa se chamar A Trupe Barroca que tem uma formação bastante flexível, reunindo de 4 a 23 músicos, de acordo com as necessidades do repertório escolhido.
 
O concerto de Vitória vai contar com Sérgio Dias como regente. O carioca é graduado em Flauta, Composição e Regência, pós-graduado em Educação Musical, em Arte e Cultura Barroca e Mestre em Música. Já o solista do espetáculo será Paulo Mestre, contratenor, natural de Curitiba, e vem desenvolvendo importante carreira, destacando-se em apresentações internacionais.
 
Instrumentos históricos que serão utilizados no concerto:
 
Violino Georg Hosp, 1753;
 
Violino Wilhelm Meinel, cópia de Paolo Maginni, 1924;
 
Violino Joan Carol Klotz, 1723;
 
Violino Louis Moitessier, cerca de 1780;
 
Violino Johann GottliebPrezschner, 1791;
 
Viola, Rafael Sando,cópia de Caspar da Saló 2003;
 
Cello anônimo, Alemanha, século XVIII;
 
Contrabaixo Cópia de Gasparo da Salò, SekaciIoanAntonio, 2016;
 
Cravo Cópia de anônimo, Alemanha, século XVIII, 2016;
 
Guitarra Barroca, cópia de Stradivarius, Daniel O' keefe, 1999;
 
Tiorba, cópia Vendelino Venere, século XVII, Paulo Freitas 2015;
 
Viola da Gamba Baixo, cópia de Barack Norman, Roberto Guimarães, 2007.
 
Serviço:
Concerto de Natal
Sábado (23), às 10h. Catedral Metropolitana, Centro de Vitória.
Entrada gratuita.

Mais Lidas