No próximo sábado (23), às 10 horas, acontece na Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro da Capital, um Concerto de Natal com músicas do período barroco e com instrumentos musicais originais dos séculos XVII e XVIII. As obras de Corelli, Vivaldi, Händel, Geminiani e Hasse, que serão executadas no evento, datam dos mesmos séculos e terão a regência do maestro Sérgio Dias.
A oportunidade de trazer ao público capixaba, pela primeira vez, a execução dessas composições com instrumentos históricos originais, e também com réplicas perfeitas, pode revelar uma “nova” forma de se fazer e ouvir a música “antiga”.
A Trupe Barroca é um conjunto musical que, embora tenha assumido este nome recentemente, já marcou o cenário musical capixaba com apresentações relevantes. Com o nome original de Victoria Ensamble, o grupo já se apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Jerzy Milewski (violino), Vanja Ferreira (hapra), Sérgio Dias (flauta), Inácio de Nonno (barítono), e Aleida Schweiter (piano), entre outros.
O grupo foi criado em 1998 e, depois de um longo período de investimentos e pesquisa, retoma o seu trabalho com uma previsão de concertos periódicos para o ano de 2018 e um trabalho voltado para o resgate da música dos séculos XVII e XVIII, por meio de instrumentos históricos ou réplicas perfeitas. Em 2017, a partir do interesse em se promover este novo trabalho, o grupo passa se chamar A Trupe Barroca que tem uma formação bastante flexível, reunindo de 4 a 23 músicos, de acordo com as necessidades do repertório escolhido.
O concerto de Vitória vai contar com Sérgio Dias como regente. O carioca é graduado em Flauta, Composição e Regência, pós-graduado em Educação Musical, em Arte e Cultura Barroca e Mestre em Música. Já o solista do espetáculo será Paulo Mestre, contratenor, natural de Curitiba, e vem desenvolvendo importante carreira, destacando-se em apresentações internacionais.
Instrumentos históricos que serão utilizados no concerto:
Violino Georg Hosp, 1753;
Violino Wilhelm Meinel, cópia de Paolo Maginni, 1924;
Violino Joan Carol Klotz, 1723;
Violino Louis Moitessier, cerca de 1780;
Violino Johann GottliebPrezschner, 1791;
Viola, Rafael Sando,cópia de Caspar da Saló 2003;
Cello anônimo, Alemanha, século XVIII;
Contrabaixo Cópia de Gasparo da Salò, SekaciIoanAntonio, 2016;
Cravo Cópia de anônimo, Alemanha, século XVIII, 2016;
Guitarra Barroca, cópia de Stradivarius, Daniel O' keefe, 1999;
Tiorba, cópia Vendelino Venere, século XVII, Paulo Freitas 2015;
Viola da Gamba Baixo, cópia de Barack Norman, Roberto Guimarães, 2007.
Serviço:
Concerto de Natal
Sábado (23), às 10h. Catedral Metropolitana, Centro de Vitória.
Entrada gratuita.