sábado, novembro 16, 2024
22.9 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Conselho Federal só homologou resultados das eleições dos Creas em nove estados

O resultado das eleições para a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) permanece indefinido seis dias depois do encerramento da votação, porque a plenária extraordinária do Conselho Federal dos Engenheiros e Agrônomos (Confea), em Brasília, ainda não recebeu o relatório da sua Comissão Eleitoral Federal (CEF). Abarrotada de recursos feitos por candidatos que disputaram eleições em vários Conselhos, a CEF homologou até agora – e o Confea confirmou em plenária nessa quarta (20) – os resultados de apenas nove estados. 
 
Casos dos Creas do Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. A eleição do Espírito Santo parece ser especial, porque três dos sete candidatos a presidente requereram a anulação das eleições, além de dois outros que concorriam a cargos no Confea e na Mútua/ES-Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.
 
Na plenária extraordinária que o Confea realizou nesta quinta-feira ( 21), seu presidente, José Tadeu da Silva, fez apelo à CEF para acelerar os trabalhos, ainda que reconhecendo que seus membros estivessem assoberbados de trabalho. “Se infelizmente não for possível homologar tudo hoje [quinta], vamos nos reunir de novo após o Natal”, disse. A expectativa é que a Comissão Eleitoral Federal faça isso nos dias 26 e 27, e, no dia 28, o Confea homologue as decisões.
 
À tarde, porém, o vice-presidente da Confea, Daniel Salati, fez veemente apelo para não se pressionar a CEF, poupando-o de cometer equívocos na apreciação das denúncias protocoladas por candidatos que se sentiram prejudicados e de documentos enviados pelos próprios Creas. “Vamos ter mais respeito e compreensão pelo trabalho que nossos colegas conselheiros estão fazendo na Comissão. Até o momento, eles fizeram tudo de acordo com as regras, porque além do mais, possuem excelente assessoria  jurídica”, afirmou. 
 
José Tadeu rebateu seu vice, dizendo que não houve qualquer questionamento sobre a eficiência da CEF. “Todos estão solidários aos conselheiros da Comissão, que, sei, estão lidando com muitos problemas”, acrescentou. Mas lembrou  que, de acordo com o regulamento aprovado pela Confea para essas eleições, a Comissão tem prazo de cinco dias, a partir do momento em que recebe um recurso, para analisá-lo. “À meia noite desta quinta-feira termina o prazo para os Creas recorrerem à Comissão Federal. Se chegar um documento às 23h, esse regulamento será cumprido”, assegurou.

Mais Lidas