sexta-feira, novembro 29, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Projetos científicos do Estado serão destaques no Irã

O projeto “Obtenção de biodiesel a partir de óleos e graxas extraídos da caixa de gordura do esgoto doméstico” será apresentado entre a próxima segunda-e quinta-feiras (4 e 7), na Feira Internacional de Invenções, Inovações e Negócios do Irã (Finex), na cidade de Teerã. O projeto é da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). Além deste, mais 14 projetos capixabas representarão o Brasil no Irã. 

 

O projeto foi premiado na Feira Inventa Brasil de 2012, em Vitória, e é realizado no laboratório de Química Orgânica da Emescam pelos alunos do curso de Farmácia, com a supervisão dos professores Walace Braga e Adércio Marquezini.

Segundo Walace Braga, o projeto mostra como converter um inconveniente em potencial fonte de energia ecologicamente correta, já que se trata de um biocombustível, que é energia renovável.

O trabalho está em escala piloto, mas o objetivo é procurar parceria e incentivo no sentido de implantar um sistema em escala real anexo a uma estação de tratamento de esgoto convencional.

 

De acordo com Braga, além da produção do biodiesel, o projeto é uma ferramenta contra os óleos e gorduras, indesejáveis em um sistema de tratamento de esgoto devido à camada de espuma que formam, causando a obstrução do sistema e prejudicando o tratamento do dejeto. O trabalho vem sendo desenvolvido há cerca de um ano pelos pesquisadores. 
 
Além do projeto da Emescam, mais 14 projetos capixabas representarão o País – único da América Latina que participará do evento – na Finex, que é a segunda maior feira da Ásia e uma das seis mais importantes do mundo na área de tecnologia e inovação. Estarão presentes mais de 35 países reconhecidos no setor, juntamente com o Brasil.
 
Entre os projetos capixabas que serão apresentados está “Cadeira de Rodas Robótica”, idealizada pelo professor Teodiano Freire Bastos Filho, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Estado (Ufes) e que pode ser movida por ondas cerebrais e movimentos simples como os dos olhos, sopros e sucção. O “Aço Ecológico”, desenvolvido pelo professor Osvaldo Comineli, do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes, também será apresentado na feira como uma nova tecnologia para a produção de aços com melhores propriedades mecânicas para ser aplicado em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas e expostas à corrosão atmosférica ou marinha, sem necessidade de pintura. 

 

A expectativa é que a participação dos projetos na Finex traga investidores e apoio científico e tecnológico para o Estado. 

 

As instituições capixabas representadas na Feira com inventos serão a Ufes, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Escola Técnica CEDTEC, Emescam, Faculdade de Castelo (Facastelo) e a Unesc (Centro Universitário do Espírito Santo), além do inventor independente Cláudio Viana.

Mais Lidas