Divertir e conscientizar. Essas são as propostas da colônia de férias “Quilombinho”, voltada para a valorização da cultura negra. A quarta edição acontece entre os próximos dias 22 e 26 de janeiro, das 13 às 17 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro Histórico. O projeto pretende atender 60 crianças de 4 a 10 anos.
A proposta da colônia de férias é proporcionar, de forma lúdica, por meio de brincadeiras e atividades culturais, uma reflexão sobre a questão racial, além de estabelecer o entendimento das questões sociais presentes na cultura afrobrasileira e ampliar o olhar infantil sobre a diversidade étnica brasileira.
Os participantes irão participar de oficinas de cabelo, grafite, teatro, tambores, rima, capoeira, dança afro e danças urbanas. Também aprenderão a produção de abayomis (tradicionais bonecas africanas feitas de tecidos), macunaímãs (brinquedos interativos que têm como referência a diversidade cultural brasileira), além de aprender mais sobre autoidentificação, alimentação e brincadeiras africanas.
Para participar da colônia de férias “Quilombinho”, os interessados poderão se inscrever entre esta quarta-feira (10) e o dia 20 de janeiro, através da ficha de inscrição que estará disponível nas redes sociais do instituto Das Pretas. As vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected].
O Quilombinho é um evento organizado pelo instituto Das Pretas e conta com o apoio da prefeitura de Viória.
Serviço
Colônia de férias “Quilombinho”.
Quando: de 22 a 26 de janeiro, das 13 às 17 horas.
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” – Mucane – avenida República, 121, Centro.