Chikungunya, zika vírus e dengue registraram juntas 102 casos no Espírito Santo na primeira semana de 2018. Vitória está sob alerta para estas doenças neste verão, segundo o Ministério da Saúde informou em novembro do ano passado. Contudo, estas doenças ameaçam todo o Espírito Santo.
Segundo o primeiro boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), chikungunya registrou um caso, e foram feias duas notificações de infecção pelo zika vírus no Espírito Santo. De dengue foram notificados 99 casos no Estado, todos os registros das doenças feitos entre 31 de dezembro de 2017, e o último dia seis de janeiro de 2018.
Os vírus da Chikungunya, zika e dengue circulam, na prática, em todo o Estado. O boletim da Sesa cita nominalmente que há registro de circulação de pelo menos um dos vírus nos municípios de Afonso Cláudio, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pinheiros, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Para prevenir a doença, os cuidados indicados são limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; tirar água dos pratos de plantas; colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água.
Também é necessário manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas.
Ainda entre as providências necessárias para evitar a Chikungunya, zika vírus e dengue,estão escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos, segundo recomenda a Sesa.
Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades.