sexta-feira, novembro 15, 2024
29.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Grupos folclóricos agitam Itaúnas nessa semana

Engana-se quem pensa que Itaúnas, em Conceição da Barra (norte do Estado), é apenas a capital do forró. Desde muito tempo antes, a pequena vila é ponto de convergência de muitos festejos e tradições vinculadas à cultura popular capixaba e nacional. Uma das datas mais especiais se dá entorno do 20 de janeiro, quando se realiza a tradicional “Festa de São Benedito e São Sebastião”.
 
É uma oportunidade única para estar em contato com diversas manifestações como o ticumbi, o jongo, o alardo e os reis de bois, verdadeiros patrimônios da cultura capixaba. A festa promove homenagem e encontro entre o santo negro, São Benedito, louvado pelo ticumbi, e São Sebastião, o padroeiro de Itaúnas. Representa o fechamento do ciclo de festividades iniciado no final do ano anterior. Estima-se que a celebração aconteça há mais de 300 anos na região.
 
Nesta quarta-feira (17), começam os ensaios do grupo Ticumbi de Itaúnas, e as atividades terminam no domingo com a apresentação de outros grupos e também da capoeira. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a expectativa é que cerca de 5 mil pessoas participem dos eventos, entre moradores e turistas.
 
 
Segundo Lucas Graça, presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra, os visitantes vão encontrar um clima muito especial na vila. “Podem chegar que serão bem recebidos. Esse ano teremos uma ornamentação própria para a festa, haverá um portal por onde todos os grupos irão passar para chegar ao mastro de São Sebastião e à igreja, além da ponte que foi especialmente pintada com as cores do Ticumbi, que passará por ela na manhã de quinta-feira, sendo recebido pelas pastorinhas”, conta.
 
Além disso, farão parte da ornamentação as fotos tiradas por meio do projeto de ponto de memória da região. A exposição fotográfica Reis em Devoção, de Aline Meirelles, atualmente na Casa da Cultura Hermógenes Lima da Fonseca, também estará presente na tenda cultural na praça de Itaúnas durante os festejos.
 
Esse ano haverá homenagens especiais ao jornalista e folclorista Rogério Medeiros, por sua contribuição à valorização da cultura capixaba e das festas do norte do Estado, e ao mestre de ticumbi Tertolino Balbino (Terto), que se prepara para transmitir o cargo de mestre em abril. “Devido à impossibilidade visual, ele indicou Berto Florentino para assumir o cargo. Queremos homenagear Terto, que é um mestre da cultura popular reconhecido pelo Estado do Espírito Santo e também a nível nacional pelo Ministério da Cultura. São 85 anos de vida e 64 anos como mestre”, diz Jonas Balbino, filho de Terto, que ocupa o posto de Rei de Congo no Ticumbi de São Benedito.
 
Serviço:
 
Até 19/01
19h – Novena a São Sebastião
 
17/01 – quarta-feira
20h – Ensaio Geral do Ticumbi de Itaúnas
Mestre João Falcão – Sítio dos Rives
 
18/01 – Quinta-feira
09h – Chegada do Ticumbi de Itaúnas na Ponte
17h – Fincada do Mastro de São Benedito
 
19/01 – Sexta
10h – Santa Missa na Capela de São Benedito
11h – Apresentação do Ticumbi de Itaúnas – Mestre João Falcão
20h – Ensaio geral do Ticumbi do Bongado – Mestre Anísio Ribeiro – Sítio de João Véio
20h –I Ato do Alardo de São Sebastião*
20h30 – Reis de Bois da Vila – Mestre Luca Maia
21h- Jongo de SantÁna – Mestre Maria Amélia*
21h30 – Reis de Bois da Vila – Mestre Lucas Maia
22h- Jongo de Nossa Senhora Aparecida*
22h30 – Reis de Bois – Mestre Neném
 
20/01- Sábado
09h – Chegada do Ticumbi do Bongado na Ponte
18 – Procissão ao Padroeiro São Sebastião
19h- Santa Missa*
20h – Homenagem ao Mestre Tertolino Balbino e ao folclorista Rogério Medeiros
20h30 – II ato do Alardo de São Sebastião *
21h – Jongo de São Benedito e São Sebastião*
21h20 – Reis de Bois – Mestre Nilo
21h40 – Jongo de São Bartolomeu*
22h – Reis de Bois Mestre Tião de Veio
22h20 – Jongo de São Cosme e Damião *
22h40 – Reis de Bois das Barreiras – Mestre Dito*
23h – Jongo das barreiras – Mestre Benedito*
 
21/01 – Domingo
10h –Santa Missa*
11h – Apresentação Ticumbi do Bongado – Mestre Anísio Ribeiro
12h – Ticumbi de São Benedito – Mestre Terto*
13h – Ticumbi de Santa Clara – Mestre Angelo Camilo
15h- Despedida dos grupos
19h- Capoeira Itaúnas – Mestre Bertinho
 

Mais Lidas