sexta-feira, novembro 15, 2024
23.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Ministério Público Estadual abre processo para escolha de novo procurador-geral

O Ministério Público Estadual (MPES) lançou oficialmente, nesta segunda-feira (22), o edital para formação da lista tríplice dos candidatos para o cargo de procurador-geral de Justiça para o mandato 2018 a 2020. Os candidatos interessados têm sete dias, após a publicação do edital no Diário Oficial do Estado, ou seja, 29 deste mês, para se inscreverem na disputa. Já a votação acontece no dia 23 de março.

 

O órgão ministerial deve, novamente, se dividir entre promotores, que são maioria entre os membros, e procuradores, que contam com maior articulação institucional por conta do cargo em que exercem. E há informações nos bastidores, desde o final do ano passado, de que se articula para retornar ao cargo o ex-procurador-geral, Eder Pontes, com apoio da atual procuradora e aliada, Elda Márcia Moraes Spedo. Do lado da oposição, por enquanto, o nome que surge no mercado é do promotor Marcello Queiroz.
 
De acordo com o Edital nº 003/2018, a votação será no próximo dia 23 de março, de 9 às 17 horas, por meio do sistema informatizado de voto a distância. Já a comissão eleitoral será formada pelos procuradores de Justiça Catarina Cecin Gazele, Domingos Ramos Ferreira e Eliezer Siqueira de Sousa.  
 
Na última eleição, a procuradora de Justiça Elda Márcia Moraes Spedo foi escolhida para comandar o Ministério Público Estadual (MPES) no biênio 2016/2018. Ela foi a mais votada na lista tríplice pelos membros da instituição, com apoio do ex-chefe do MPES, Eder Pontes, que já estava no segundo mandato. Nesse tempo, Eder permaneceu em cargo de comando, como subprocurador-geral administrativo. Além do projeto de Pontes, a atual procuradora não teria interesse em permanecer no cargo, como circula no mercado.
 
Apesar da eleição interna, a escolha do novo chefe da instituição caberá ao governador Paulo Hartung, que decidirá entre os três nomes preferidos pelos membros do MPES – promotores e procuradores de Justiça ativos.Como em outras eleições, a grande incógnita fica sobre qual será a predileção de Hartung, que sempre considerou o MPES estratégico para o seu projeto de poder.

Mais Lidas