segunda-feira, novembro 25, 2024
24.4 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

BR-101 sofre desvio em Iconha para construção de viaduto

Os motoristas que trafegam pela BR -01, em Iconha, entre os quilômetros 373,5 e 374,5, devem ficar atentos ao desvio no tráfego neste trecho, a partir desta quarta-feira (24). O desvio irá funcionar até a data de conclusão da obra, previsto para julho deste ano, quando o atual traçado da BR-101 irá se conectar definitivamente ao novo trecho do Contorno de Iconha.
 
Esta é a integra do aviso da ECO 101 informando sobre a obra na BR-101. A empresa é concessionária da rodovia no Espírito Santo, e é objeto de críticas por não ter efetivado a duplicação nos termos do contrato de concessão.
 
A ECO 101  informa que a  intervenção é necessária já que a pista existente terá de ser bloqueada para a construção dos viadutos da interseção norte do Contorno de Iconha com o atual traçado da BR-101.
 
Segue o aviso informando que “posteriormente, o desvio será a alça de acesso à cidade, para os condutores que desejarem passar por dentro de Iconha. Já os que vão seguir viagem, continuarão pelo viaduto, pela futura BR-101. Além disso, nesta fase está sendo finalizada a terraplanagem em todo o traçado do Contorno. Paralelamente, serão feitas as implantações das pontes, além dos viadutos, e execução da pavimentação e sinalização da rodovia”.
 
A nova obra, que trará mais fluidez ao tráfego e melhorar a segurança dos usuários vai reduzir a travessia de uma hora para até seis minutos. A nova via terá cerca de 7,8 quilômetros de extensão no total – considerando os encaixes com as interseções – com duas faixas para cada sentido, separadas por canteiro central ou barreira new jersey. A obra tem previsão de ser entregue até julho deste ano.
 
Críticas
 
A administração da ECO 101 vem sendo intensamente criticada por não cumprir os cronogramas estabelecidos para duplicação da BR-101. Esta omissão vem provocando tragédias com dezenas de mortos –  uma destas com 23 mortes e outra com 11 vítimas fatais – como ocorreram em 2017.
 
Observadores defendem  a tese de responsabilidade criminal das empresas que compõem a concessão e dos seus proprietários nas mortes das pessoas ao longo da rodovia, que  corta o Espírito Santo de norte a sul pela não duplicação da rodovia.

Mais Lidas