O processo de provimento da vaga, segundo o MPT-ES, inicia sua tramitação com a publicação de edital pela Procuradoria Geral do Trabalho, quando todos os procuradores do MPT no Brasil, com mais de 10 anos de carreira, poderão candidatar-se à vaga.
Em dia específico será realizada uma eleição da qual participam como votantes todos os integrantes do MPT e os seis nomes mais votados comporão uma lista sêxtupla, que será remetida ao TRT-ES. Este Tribunal, também por votação de seus desembargadores, reduzirá essa lista a três nomes (lista tríplice) a qual finalmente seguirá para a presidência da República, que escolherá o novo desembargador.
Nascido em 14 de julho de 1960, Carlos Henrique Bezerra é natural de Vitória. Doutor e mestre em Direito pela PUC/SP, é docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), além de ex-professor associado de Direito Processual do Trabalho e Direitos Humanos da Universidade Federal do Estado (Ufes). O ex-desembargador também é autor de dezenas de livros que servem de base, inclusive, para elaboração de questões para provas de concursos públicos.
De acordo com a assessoria de imprensa do TRT-ES, uma homenagem ao ex-desembargador está prevista para ser realizada no dia 21 de fevereiro próximo, no Plenário do TRT-ES.