sexta-feira, novembro 15, 2024
29.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Luli Ramalho cantará no Carnaval de Recife

A artista Luli Ramalho está em Recife, onde cantará nesta quinta-feira (8) na sétima edição da festa Queirogada, promovida pela tradicional Família Queiroga, composta por diversas gerações de músicos pernambucanos. Uma concorrida prévia do carnaval, o evento vai ter como homenageado deste ano Alceu Valença e como rainha Gaby Amarantos, que receberá a coroa da Rainha 2017: ninguém menos que Elba Ramalho. Além deles, outras atrações são Fafá de Belém, Roberta Sá e artistas locais.
 
Luli Ramalho conta que o convite surgiu a partir de uma viagem ao Recife no ano passado, quando foi convidada pelo saxofonista Maestro Spok, uma grande referência do frevo pernambucano, para tocar na sede do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de carnaval do mundo pelo Guiness Book. “A partir daí meu trabalho teve maior notoriedade por lá, pois havia vários produtores e artistas presentes. Estava no coração do frevo”, conta Luli. Filha de um sanfoneiro pernambucano radicado no Espírito Santo, ela se dedica a pesquisar e interpretar diversos ritmos do Norte e Nordeste do Brasil, que integram seu primeiro disco, Tradição Brasileira, que será apresentado em Recife.
 
O convite para cantar na Queirogada veio de Nena Queiroga, considerada a “rainha do carnaval pernambucano”, que será uma das homenageadas oficiais do carnaval deste ano ao lado de J. Michiles. A capixaba garante que se sente em casa. “A Queirogada começa como reunião de família e amigos, como uma espécie de sarau, mais íntimo, depois ganhou maiores proporções e se profissionalizou. Cresci em meio esse tipo de encontro com meus parentes, é algo muito comum nas famílias de músicos do Nordeste”.
 
No dia seguinte, sexta-feira (9), Luli participa do projeto Frevo Mulher, realizado pela Prefeitura de Recife, onde cantará junto a outras cantoras e instrumentistas mulheres. De olho em oportunidades futuras, ela também acompanhará de perto como convidada o Galo da Madruga, que abre oficialmente o Carnaval de Recife.  “É uma grande oportunidade e tenho expectativas muito boas com essa viagem, de alegria, de estar próximo de amigos, a maioria dos artista com que tocarei já conheço pessoalmente, alguns mais íntimos, outros de trocar uma ideia, e alguns encontrarei pela primeira vez. Estou indo para uma grande festa”.
 
Ao retornar ao Espírito Santo, Luli Ramalho conta que pretende armar uma agenda de shows para realizar uma turnê de seu CD, junto a oficinas de ritmos brasileiros para crianças e pintura em aquarela, já que também é artista plástica.

Mais Lidas