A Casa de Shows Vibe Itaúnas, que inaugurou nesse verão, em Conceição da Barra (norte do Estado), criou uma situação complicada para donos de pousadas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais da vila, comprometendo, inclusive, o carnaval da localidade, tradicional no norte do Estado. Depois de divulgar massivamente a realização do Carnavibe, que começaria no próximo final de semana, com atrações até internacionais, a Vibe Itaúnas decidiu adiar o evento, alegando que o motivo seria o fato de a estrada de chão que leva até a vila estar completamente intransitável devido às chuvas. Fato que é negado por quem está em Itaúnas.
A informação começou a circular por meio de áudio gravado por um dos produtores da Vibe Itaúnas e nas próprias redes sociais da casa de eventos, manifestando “preocupação com o bem-estar e a segurança dos clientes em meio às condições metereológicas desfavoráveis no Espírito Santo”, chegando ao ouvido de turistas que nem participariam do evento, mas que começaram a cancelar suas reservas em pousadas. Na gravação, é traçado um cenário de caos ocasionado pelas chuvas, apontando previsão de se estender por 15 dias.
O presidente da Associação Empresarial e Turística de Itaúnas (AETI), Sérgio Fabrini, rebate a informação e explica que a estrada de chão que leva a vila não está nem mais nem menos transitável do que em situações anteriores. “A chuva nunca foi motivo de impedir as pessoas de chegarem a Itaúnas. A estrada pode até ficar um pouco pior, mas as pessoas sempre passaram sem problema. Depois dessa informação, vários turistas começaram a ligar para cancelar suas reservas, prejudicando todo o comércio local, pousadas que estão aqui há 18 anos. Hoje já parou de chover, e a máquina já está até passando na estrada. Não há problema algum”, garantiu Sérgio.
Segundo ele, a forma como os responsáveis pelo CarnaVibe adiaram o evento, usando o argumento de a estrada estar intransitável, deu a entender de que ninguém conseguiria chegar a Itaúnas, inclusive quem nem participaria do evento. “Eles deveriam ter explicado que o motivo para o adiamento não está no fato de a estrada estar intransitável, mas sim no fato de que a casa de show não tem estrutura para um evento com chuva, por ser um local aberto, com chão de terra”.
Outras atrações
Como em todos os anos, o Carnaval de Itaúnas tem uma programação que está mantida. “Essa Casa de Show foi inaugurada em janeiro, nós estamos aqui há 20, 30 anos. Já fizemos vários eventos com chuva e que foram sucesso. Itaúnas nunca viveu dessa casa de show, temos outras atrações, casa de forró, samba”, completou Sérgio.
Lousival Ticumbuiba, da Pousada Jaguatirica, disse que teve que devolver dinheiro de turista que desistiu da reserva. “Já parou de chover e quem conhece Itaúnas sabe que, mesmo com chuva, dá pra passar sem perigo algum de ficar atolado. A impressão que se tem é que a casa de show não conseguiu vender a quantidade de ingressos que queria e usou a desculpa de estrada intransitável, prejudicando a vila inteira”.
Juliana Oliveira de Matos, proprietária do Bar Forró, um dos mais tradicionais da vila, disse que a casa nunca cancelou nenhum evento devido às chuvas. “Talvez eles tenham feito sem a intenção de prejudicar, mas dizer que a estrada está intransitável prejudicou os outros comerciantes”.
Programação Carnaval 2018 em Itaúnas:
SEXTA-FEIRA (09/02)
Bloco do Gonzaga: Ensaio geral do bloco Gonzaga com as bandas Trio Balanço Bom e Nóis e Ela
Bar da Ponte: Bandas Reggae A Terra e VagaBundos (Direto da Bélgica) + DJ’s
SÁBADO (10/02)
Arte Vida às 18h: III Baile de Carnaval no Arte Vida
Bar da Ponte: Bandas Reggae A Terra e VagaBundos (Direto da Bélgica) + DJ’s
Bar Forró às 22h: Xamego, Mestre Marron, Thiago Fred, Alex Corrente e Black o Acordeon
Bloco de rua “Pra Sempre Vou Te Amar” às 18h – Concentração em frente à Loja Estrela Miúda
Buraco do Tatu: Bloco do Gonzaga – Saída do bloco às 18h
Buraco do Tatu às 22h: Trio Balanço Bom e Nóis e Ela
Crepe, Samba, Groove às 22h: Samba de raiz ao vivo com André Máximo
Tocaia Bar às 21h: Música ao vivo pop rock/reggae
DOMINGO (11/02)
Bar da Ponte: Bandas Reggae A Terra e VagaBundos (Direto da Bélgica) + DJ’s
Bar Forró às 22h: Trio Nordestino, Trio Maraca, Trio Cristalino
Buraco do Tatu às 22h: Severo Gomes, Filhos do Norte, Trio Balanço Bom e o Bloco do Gonzaga
Crepe, Samba, Groove às 22h: Samba de raiz ao vivo com André Máximo
Tocaia Bar às 21h: Música ao vivo pop rock/reggae
SEGUNDA-FEIRA (12/02)
Bar da Ponte: Bandas Reggae A Terra e VagaBundos (Direto da Bélgica) + DJ’s
Bar Forró às 22h: Trio Mafuá,Tri Dona Zefa, Mestre Marron
Bloco de rua “Forrozinho”: após o Bloco “Solte a Perereca” – Concentração em frente ao Bar Forró
Bloco de rua “Solte a Perereca” às 16h – Concentração na ponte de Itaúnas
Crepe, Samba, Groove: 22h: Samba de raiz ao vivo com André Máximo
Tocaia Bar às 21h: Música ao vivo pop rock/reggae
TERÇA-FEIRA (13/02)
Bar da Ponte: Bandas Reggae A Terra e VagaBundos (Direto da Bélgica) + DJ’s
Bar Forró às 22h: Trio Xamego e Baião Caçula
Crepe, Samba, Groove às 22h: Samba de raiz ao vivo com André Máximo
Obs.: Casinha de Aventuras abrirá todos os dias de carnaval, oferecendo passeios a cavalo para o Riacho Doce, passeios de Buggy, Trekking na trilha Buraco do Bicho, Expedição para a Costa do Descobrimento, Trilha da Alméscar, Aluguel de bicicletas e triciclos, passeio de caiaque/canoa/SUP pelo Rio Itaúnas.