A nova classificação de balneabilidade divulgada pela prefeitura de Virória, nesta sexta-feira (16), indica que dos 26 pontos avaliados na orla da capital, 17 estão liberados para banho. Há uma semana, todos os pontos estavam interditados ou impróprios.
Na praia de Camburi, diz a prefeirura, são oito pontos (a partir da rua Eugenílio Ramos, em Jardim da Penha, até a altura do viaduto Araceli, em Jardim Camburi). Também estão próprias para banho as praias da Ilha do Frade (Castanheira, Ilha do Frade e 1ª praia à direita), Ilha do Boi (Direita e Grande) e Curva da Jurema.
A gestão municipal alega, mais uma vez, que a mudança das classificações acontece por estiagem prolongada, chuvas e condições da maré. Na última semana, a situação foi atribuída ao excesso de chuvas.
A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.
As constantes mudanças de classificação geram desconfianças na sociedade, que conhecem o problema da contaminação por esgoto nas praias. Além disso, as placas de balneabilidade em alguns pontos da orla não sofrem reposição, como já denunciou a Juntos SOS Espírito Santo Ambiental. Há um mês, a entidade também protocolou notificações nos Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPES e MPF), para que adotem providências. No requerimento, a Juntos SOS solicita que os órgãos ministeriais atuem para que a população, especialmente os indefesos e incapazes, possam exercer atividades de lazer nas praias de Vitória, com garantias de segurança e da preservação da sua saúde e qualidade de vida.