Professores da rede pública de Vila Velha promoveram um bloqueio na avenida Santa Leopoldina, em frente à Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira (2), pedindo reajuste salarial e auxílio alimentação.
A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Professores (Sindiupes) e liderada pelo professor João Paulo Cardoso. Ele afirmou que a categoria está há dois anos sem reajuste.
Os manifestantes protocolaram individualmente as solicitações, e vão encaminhar um documento ao Ministério Público Estadual.
João Paulo Cardoso informou que a Secretaria Municipal de Educação reconheceu uma defasagem de 10,72%, mas a categoria está exigindo uma reposição de 20%.
A categoria formou uma comissão de negociação para cuidar do assunto e pretende manter conato com o secretário da área, Roberto Beling, ou com o secretario de Finanças, Ricardo José Pasolini.
O grupo é formado pelos professores Hildebrando Paranhos, Carlos Gondim e Gerusa Maria.
Os protestos foram divididos em duas etapas. O primeiro bloqueio começou às 9h30m, encerrando-se ao meio-dia, e o segundo foi iniciada às 15h30m, terminando às 18 horas.
Os professores estão se mobilizando por reajustes salariais em vários municípios do Estado.