quinta-feira, janeiro 2, 2025
31.6 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 2, 2025
quinta-feira, janeiro 2, 2025

Leia Também:

Perdas e ganhos

A mudança de posição do deputado estadual Hudson Leal, que colocou o pé na porta do Podemos no Estado à filiação do prefeito de Vila Velha, Max Filho (de saída do PSDB), ainda rende comentários no mercado político. De um lado uma candidatura competitiva ao governo, já acertada em Brasília, que atende ao projeto nacional de ter palanques majoritários nos estados para oferecer ao presidenciável Álvaro Dias, e que também beneficiaria as candidaturas locais. Do outro, que se saiba, apenas o projeto desenhado pelo deputado, que é o articulador de chapas por aqui, porém, sem tantas garantias de emplacar cadeiras. A decisão de Hudson chama atenção nos bastidores, porque depois do acerto feito entre Max e Álvaro Dias, ele até ensaiou reclamar a falta de participação na articulação, mas logo encerrou o assunto e saiu elogiando Max. Passaram-se uns dias, Hudson recebeu um gás na sua candidatura à reeleição, ao circular em agenda política no interior ao lado do governador Paulo Hartung, exatamente quem está em campo para evitar a todo custo a candidatura de Max. Em seguida, a decisão contrária a Max (aquelas coincidências de sempre). Considerando o que cada parte tem a oferecer ao Podemos, tem chance, mesmo, da Nacional abrir mão de um palanque próprio ao governo? A troco de quê?
'Conversa com Neucimar'
Ainda na ressaca das fake news no Estado, o subsecretário de Comércio Exterior, Neucimar Fraga (PSD), realiza evento na noite desta segunda-feira (19) no Cerimonial Riquieri, em Vila Velha, seu reduto eleitoral. Candidato a deputado federal, ele tenta há dias explicar – ou afastar – a relação entre a pesquisa encomendada pelo PSD e a notícia falsa que gerou a operação da PF. Na época, Neucimar espalhou o “link” alvo de investigação.
Qualquer semelhança…
Aliás, o dia da semana escolhido por Neucimar para seu evento é sintomático. É que toda segunda, há anos, são realizadas as tradicionais reuniões do prefeito Max Filho com aliados e moradores do município. Tempos atrás, Neucimar também passou a eleger as segundas como preferenciais. Agora, ano eleitoral, sabe como é…
Sob encomenda
Os críticos do governo Hartung na Assembleia, apesar de poucos, estão incomodando. Depois de uma semana “quente”, o presidente Erick Musso (MDB), aliado de primeira linha do governador, usou a sessão desta segunda para dizer que “não permitirá que a Casa vire palanque eleitoral e praça de guerra”. Discussões acaloradas, comuns a qualquer legislativo, também estão proibidas…
Sob encomenda II
E terminou: ““Nosso Estado continua produzindo e colhendo excelentes notícias sobre investimentos sociais, novos empreendimentos que chegam para gerar trabalho e renda e a confiança sem a qual o Espírito Santo não teria a impressionante carteira de projetos em infraestrutura que requer horizonte de segurança política e jurídica de larguíssimo prazo”. Muita ousadia criticar um governo maravilhoso desse, Erick está “certinho”.
Aula
Enquanto no Estado Hartung precisa correr atrás do prejuízo, lá fora, ele continua vendendo o peixe de exemplo para o País. Nesta segunda, ministrou mais uma palestra para empresários, desta vez, investidores da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). 
Aula II
Além de apresentar sua gestão como modelo a ser seguido, falou que tem atuado no fortalecimento do centro da política nacional e que o desafio é dialogar com a sociedade, “que pede mudanças no atual cenário político, porém, tem demonstrado preferência aos políticos extremos e suas soluções fáceis”. Dialogar com a sociedade, para Hartung, sempre foi realmente muito difícil.
Debandada
Dois dias antes da renúncia e anúncio do presidente do PSDB de Vitória, Elcio Amorim, de saída no ninho, quem publicou extensa nota nas redes sociais comunicando o mesmo foi a presidente estadual do Tucanafro, Fernanda Pereira. “É com muito pesar que tenho que reconhecer que as forças antidemocraticas e conservadoras prevaleceram no PSDB Capixaba”, destacou, dizendo que sofreu “preconceito e discriminação por ser negra e mulher da periferia e ainda mais por estar grávida”.
Debandada II
Depois de enumerar suas ações à frente da função e como representante da Nacional, Fernanda apontou que está “livre dos grandes caciques do PSDB e grilhões autoritários” e pretende alçar vôos ainda mais altos. Entre os agradecimentos feitos por ela, ao próprio Elcio, ao ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas e ao deputado estadual Sergio Majeski.
Nas redes
“E as fake news do governo do ES sobre sua boa adm…sobre educação, saúde e segurança, não serão investigados pela PF?”. (Deputado estadual Sergio Majeski – PSDB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita”. Confúcio

Mais Lidas