sexta-feira, novembro 15, 2024
28.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Carnaval de Congo e Máscaras na segunda-feira em Roda D???Água

O Espírito Santo tem suas singularidades. E dentro delas, outras singularidades. O congo é um patrimônio cultural capixaba que se estende por diversos municípios e regiões, sobretudo em torno do litoral do Estado. Dentro das celebrações do congo, uma manifestação única é a do Carnaval de Congo e Máscaras de Roda D’Água, em Cariacica, que este ano acontece na próxima segunda-feira (9), quando ocorre a Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.

Mesmo localizada na Região Metropolitana, Roda D’Água é até hoje uma comunidade rural, cercada de um belo cenário de montanhas, belezas naturais e casario simples, num dos limites mais a oeste em que o transporte público chega na Grande Vitória. Com toda essa distância, era bem difícil nos séculos de antigamente chegar ao Convento da Penha, onde se realizam as grandes festas da padroeira. Por isso, comunidades rurais distantes como aquela realizavam suas próprias festividades.

Uma das características que tornam as celebrações em Roda D’Água peculiares é a presença do personagem João Bananeira. Com máscaras coloridas e cobertos de folhas de bananeiras, plantação típica na região, essa era a forma, segundo contam os mais antigos, que os negros escravizados ou aquilombados da região usaram para driblar as proibições e preconceitos e pular a folia do congo sem serem reconhecidos. Outra versão diz que o fazendeiro mais rico da região, admirador do congo, mas que não queria revelar sua participação, teria sido o primeiro a usar a vestimenta. O fato é que a fantasia pegou e persiste ao tempo. Até hoje as pessoas, especialmente as crianças locais, ficam curiosas por saber a identidade dos vários João Bananeira que circulam brincantes pela região nesta data, enquanto diversas bandas de congo se apresentam. As identidades só se revelam ao final do dia.

Na próxima segunda-feira, as homenagens à Nossa Senhora da Penha começam pela manhã, às 9h, quando arranca uma procissão com sua imagem que vai até a Associação das Bandas de Congo, onde acontece uma missa. Depois, segue o cortejo até o campo do América, onde as bandas de congo e artistas convidados tocam para o público presente.

A organização do evento confirmou a presença das bandas de Cariacica na procissão: Banda de Congo Santa Isabel (Mestre Jaedson); Banda de Congo Mestre Tagibe (Mestre Tagibe); Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu (Mestre Valdeci e Olival); Banda de Congo Unidos de Boa Vista (Mestra Dona Darinha); Banda de Congo São Benedito de Boa Vista (Mestre Juvaldo); Banda de Congo São Benedito de Piranema (Mestres Joel e Pereá). Além delas, participarão grupos convidados de Vitória, Serra e Linhares.

SERVIÇO

Carnaval de Congo de Máscaras 2018

Quando: segunda-feira (9), das 9h às 18h

Onde: Comunidade de Roda D’Água, Cariacica

Entrada franca.

Programação

9h: procissão saindo da Casa Amarela até a sede da Associação das Bandas de Congo, com a imagem de Nossa Senhora da Penha. Presença das bandas de congo e do João Bananeira.

10h: missa campal com tambores de congo e cânticos entoados em ritmo de congo. Local: em frente à sede das Bandas de Congo.

11h: cortejo até a área de eventos no Campo do América

12h: apresentação musical com as bandas Céu do Congo e Poesia de Umbá

14h: Carnaval de Congo de Máscaras com as bandas de congo de Cariacica e bandas convidadas

17h50: encontro das bandas em frente ao palco principal

18h: encerramento oficial e queima de fogos. Em seguida, show com Carlos Oliveira e bandas, com participação especial de Ana Oliveira.

Como chegar:

– De ônibus: vá para o Terminal de Itacibá e lá pegue o ônibus 753. Desça no ponto final próximo ao Campo do América, em Roda d’Água

– De carro: pela BR 262, sentido Viana, entre à direita no Posto Sete Belo e siga em direção ao bairro Industrial pela Avenida Mochuara até o bairro de Novo Brasil. Lá, pegue a estrada para Roda D’Água.

 

Mais Lidas