O projeto tem apoio do edital Mais Vida Menos Petróleo, da Campanha Nem Um Poço a Mais, realizada no Brasil por mais de cinquenta organizações de populações afetadas pela indústria petroleira. A Temporada acontece de quarta a sábado (25 a 28).
Na quarta-feira (25), em conjunto com o Núcleo de Cultura Afro Odomodê, no Centro de Vitória, será exibido o filme Vento Forte.
Quinta-feira (26) é a vez de O poder da comunidade, que conta a história do surgimento da agricultura urbana em Cuba, após o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e a escassez de petróleo no país caribenho, e como essa vertente agrícola se fortaleceu, transformando Cuba na principal referência mundial em produção de alimentos em hortas urbanas e comunitárias. A exibição acontece com apoio do curso de Educação do Campo, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Dia 27 (sexta-feira) o coletivo Agricultores Urbanos apoia a exibição dos filmes Sementes Urbanas e Revolução dos baldinhos, sobre experiências de agricultura urbana em Curitiba/Paraná e Santa Catarina, respectivamente. A sessão acontece no bairro Santa Tereza, em Vitória.
Finalmente, no sábado (28), o filme institucional da Campanha Nem Um Poço a Mais, do diretor Ricardo Sá, será exibido, juntamente com o documentário Jardim das Folhas Sagradas, fecham a Temporada Sangue da Terra. A sessão acontecerá no Ponto de Cultura Ialto, em Praia Grande/Fundão, a partir das 14h, seguida de roda de conversa com o Babalorixá Gildo de Oxóssi, e uma “dança com orixás”.
As demais sessões, de quarta a sexta (25 a 27), acontecem a partir das 19h.
Serviço:
Temporada Sangue da Terra
Cineclube El Caracol – Campanha Nem Um Poço a Mais
25/04, 19h – Odomodê, Centro de Vitória – filme “Vento Forte”
26/04, 19h – Ufes/campus Goiabeiras – filme “O poder da comunidade”
27/04, 19h – Agricultores Urbanos/Santa Tereza-Vitória – filmes “Sementes Urbanas” e “Revolução dos baldinhos”
28/04, 14h – Ponto de Cultura Ialto/Praia Grande- Fundão – filmes “Nem Um Poço a Mais” e “Jardim das Folhas Sagradas”
Mais informações na fanpage do Cineclube El Caracol.