quinta-feira, novembro 28, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Evento debate violência contra travestis, transexuais e lésbicas no Estado

Uma vida livre de violência é um direito de todas as mulheres, inclusive, lésbicas, travestis, transexuais e negras. É com o objetivo de promover o diálogo sobre essa violência de gênero, que o Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) realiza, nesta terça-feira (8), a apresentação pública do projeto: Papo Reto – Respeita as Mina! 
 
Segundo a presidente da Grupo, Deborah Sabará, o projeto propõe promover seminários sobre a aplicação da Lei Maria da Penha em casos de violência contra travestis, transexuais e lésbicas, a partir de capacitações, palestras e oficinas com parceiros dos direitos da mulher, formando uma rede de profissionais das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), dos equipamentos públicos de assistência social, segurança pública, justiça e saúde, e da rede de enfrentamento à violência contra a mulher da região da Grande Vitória. 
 
“O índice de violência contra a mulher do Espírito Santo é o maior do país e, por isso, os profissionais precisam de olhares diferenciados em relação ao atendimento, saber qual a condição social e situação em que essas mulheres se encontram, já que, no caso de mulheres trans e travestis, muitas são desrespeitadas em serviços públicos e não são tratadas como mulheres”, destacou Sabará. 
 
Além disso, segundo ela, no Brasil “somos ensinados a odiar a população transgênero, principalmente as mulheres trans e travestis, que são retalhadas dos espaços públicos e de direito”. As consequências disso são o tratamento desumano que essas pessoas recebem, já que não têm sua identidade de gênero respeitada e o genocídio da população trans, sendo 179 assassinatos no país só no ano de 2017, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). 
 
O projeto foi o único aprovado em 2018 pelo Fundo Fale Sem Medo, que apoia desde 2012, ações de grupos e organizações da sociedade civil que promovem o enfrentamento da violência contra a mulher. O Fundo já apoiou 77 projetos, alcançando mais de 52 mil beneficiárias diretas e dois milhões indiretas.

O GOLD existe há 13 anos, desenvolvendo trabalhos relacionados aos Direitos Humanos.

 
Serviço:
Apresentação do projeto Papo Reto – Respeita as Mina!
Horário: 15h
Local: Local: Auditório da Casa dos Direitos – Advogado Ewerton 
Montenegro Guimarães
Rua General Osório, Nº 83, 
Ed. Portugal, 16º andar, Centro – Vitória.

Mais Lidas