Coletivo que busca promover a literatura produzida por mulheres negras, o Afro-Tons lançou na última sexta-feira (27), a exposição Afro-Tons de Zacimbas a Suelys: Vozes e Olhares Múltiplos, que ocupa até 10 de setembro a galeria do Museu Capixaba do Negro (Mucane).
Partindo da realização de saraus de poesia afrocentrada, o coletivo lançou em 2017 o livro De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no ES, que reúne produções artísticas de 24 mulheres negras capixabas entre poesia, conto, desenho e fotografia, além da capa de Kika Carvalho, prefácio de Cibele Verrangia e posfácio de Priscila Gama e orelha por Suely Bispo.
A obra publicada, a atuação do coletivo e a obra destas mulheres servem de base para a exposição, que inclui quatro salas com diferentes temas. A primeira, chamada de Olhares Múltiplos, apresenta a fotografia de Cibele, Kika, Suely, Priscila e cada uma das 24 artistas que participam da obra, sob o olhar da fotógrafa Luara Monteiro. Na segunda sala, Afrosinistesia, a busca é por estimular os sentidos por meio de projeções em vídeo e uma peça sonora com fragmentos dos textos que estão na coletânea.
O terceiro espaço, Vozes de afeto, traz arquivos de registro de entrevistas das participantes, mantidos na íntegra incluindo os percalços de gravação, o que Cibele denomina como “poética de resíduos” e “arqueologia do corpo negro”. No quarto e último espaço, chamado Afro-Tons, conta-se com imagens da história do coletivo, banners, manuais e outros registros.
A visita de grupos ao local pode ser feita de forma guiada com acompanhamento de mediadores mediante agendamento prévio.
AGENDA CULTURAL
Exposição Afro-Tons de Zacimbas a Suelys: Vozes e Olhares Múltiplos
Onde: Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane) – Avenida República, 121, Centro de Vitória/ES.
Quando: Visitações até 10 de setembro. Horários de terça a sexta-feira de 13h às 18h e aos sábados de 10h às 14h. Entrada gratuita
Agendamento de visitas guiadas: (27) 3222-4560 ou [email protected].