sexta-feira, novembro 15, 2024
21.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Raiz Forte convida artistas para ‘Desmontagem’

O projeto Raiz Forte realiza a segunda edição do “Desmontagem”, no qual quatro artistas serão selecionados para imersões em que possam compartilhar com o público sobre seu processo criativo, buscando estabelecer novos diálogos e conexões, relacionando ancestralidade, saberes tradicionais e práticas contemporâneas.

“Chamamos o projeto de 'Desmontagem' porque temos identificado o desmonte dos artistas no que tange à sua questão identitária e racial. Vemos um movimento de se identificar enquanto artistas negros a partir de um entendimento pessoal que vai refletir em seu trabalho artístico”, diz Charlene Bicalho, idealizadora e coordenadora do projeto. “Nessas vivências, terão oportunidade de falar sobre suas obras e como elas se desmontam a partir de referências artísticas que não são eurocêntricas”.

Para Charlene, uma importante contribuição do projeto é permitir o estabelecimento de trocas dos artistas sobre seus fazeres, que muitas vezes são solitários. “Esse espaço é importante para o artista negro, pois diversos espaços ainda não estão abertos a esse tema ou não conseguem lidar com questões identitárias dentro do processo de criação”.

Outro ponto destacado por ela é que muitos artistas que participam da “Desmontagem” são iniciantes, tendo uma oportunidade de lançar luz sobre sua produção, mostrando que ela existe, assim como que existe um circuito de artistas negros no Espírito Santo.

As inscrições dos artistas podem ser realizadas até o dia 2 de agosto por meio de um formulário on-line, sendo o resultado divulgado no dia 20 de agosto na fanpage do Raiz Forte. Além disso, também podem participar colaboradores nas áreas de Comunicação, Arte Educação, Produção e Audiovisual.

Serão selecionados quatro artistas, sendo que cada um participa de uma edição do projeto, com duração prevista de quatro horas, seguindo a metodologia adotada na primeira edição do “Desmontagem”. A curadoria ficará por conta da paulista Diane Lima, pesquisadora e diretora criativa, criadora do AfroTranscendence, programa de imersão em processos criativos para promover a cultura afro-brasileira contemporânea.

Como o projeto não possui sede fixa, as atividades serão itinerantes, contando com apoio de espaços culturais da Grande Vitória. Na edição do ano passado, o “Desmontagem” contou com participação dos artistas Castiel Vitorino (ES), Nicolas Soares (BA), Kika Carvalho (ES), Januário Garcia (RJ), Thiago Balbino (ES), Coletivo Kuirlombo, Napê Rocha (ES) e Winny Rocha (ES).

INFORMAÇÕES

Inscrições de artistas no programa “Desmontagem”: até 2 de agosto 2018.

Formulário de inscrição: encurtador.com.br/brTWY

Inscrições de colaboradores no programa “Desmontagem”: julho a novembro 2018.

Formulário de inscrição: encurtador.com.br/vBHM0

Mais Lidas