Em sua quarta edição, a Mostra Sesc de Música do Espírito Santo está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto para artistas e grupos locais se apresentarem no Teatro Glória entre os dias 4 e 7 de outubro. As inscrições devem ser feitas pela internet (acesse o formulário aqui).
A edição capixaba dialoga com as mostras promovidas pelos Sesc em outros estados do Brasil. “O papel principal do Sesc é o fomento desses artistas que não estão acolhidos pela grande mídia, que têm trabalhos muito relevantes, mas são pouco conhecidos. A proposta é valorizar essa produção e ajudar a formar público para esses artistas”, diz Rafael Schimer, organizador da mostra.
Para ele, participar deste espaço também pode abrir portas para os artistas acessarem outras oportunidades dentro do sistema Sesc Nacional, como é o caso da banda “amesa”, participante em 2016 e que posteriormente foi contemplada na Mostra Nacional de Música, tocando em diversas cidades do Brasil.
Para a seleção não existe gênero musical definido. Os critérios considerados para a escolha pela curadoria são criatividade, qualidade artística, diversidade e representatividade local, viabilidade técnica, originalidade, possibilidade de deslocamento próprio e aptidão jurídica para participar da mostra. Os artistas receberão do Sesc um cachê “compatível com a apresentação”, conforme informe da entidade.
A programação do evento de quatro dias inclui dois shows por noite, com a programação definida pela produção conforme a melhor compatibilidade entre os selecionados. Nas edições anteriores já passaram pelo palco do Sesc nomes como Juliano Rabujah, Preta Roots, Eduardo Zorzal, Sol na Cabeça e outros.
Outro destaque de Rafael é a busca por oferecer preços acessíveis, a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
O evento ainda vai contar com oficinas de capacitação para músicos, ministradas por profissionais da área ligados a produções no Estado ou a nível nacional. Os temas das oficinas ainda não foram divulgados. Dúvidas podem ser respondidas através do e-mail [email protected].