terça-feira, novembro 26, 2024
21 C
Vitória
terça-feira, novembro 26, 2024
terça-feira, novembro 26, 2024

Leia Também:

Caravana da Saúde segue para o sul do Estado com fiscalização de hospitais

A Caravana da Saúde, idealizada pelo sindicato que representa os trabalhadores da área, o Sindsaúde-ES, seguiu na manhã desta terça-feira (4) para fiscalizar os hospitais do sul do Estado. Pela manhã, as visitas são realizadas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e, na parte da tarde, em Alegre e Guaçuí. Nesta quarta-feira (5), por sua vez, seguirá para o município de São José do Calçado.

De acordo com um dos diretores do Sindsaúde-ES, José Reinaldo, um dos objetivos da Caravana é conversar com a população dessas localidades e denunciar os problemas causados pela privatização/terceirização dos hospitais públicos. 

É também uma resposta ao anúncio de que o governador Paulo Hartung pretende terceirizar mais seis hospitais públicos até o final deste ano. Dessa forma, os trabalhadores estão percorrendo todas as regiões do Espírito Santo denunciando as mazelas da saúde pública capixaba provocada pela entrega dos hospitais nas mãos de empresas privadas travestidas de organizações sociais sem fins lucrativos.

Em recente anúncio, o secretário estadual da pasta, Ricardo de Oliveira, confirmou que mais seis hospitais serão privatizados até o fim da atual gestão. Considerando os quatro já administrados pelas Organizações Sociais, as OSs – Infantil de Vila Velha, Estadual de Urgência e Emergência, Central e Jayme dos Santos Neves – serão dez no total. 

O pacote de privatização anunciado pelo governo do Estado é chamado pela Sesa de Novo Modelo de Gestão. Além do hospital de São Mateus, estão na lista Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco; Silvio Avidos, em Colatina; Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha; Dório Silva, na Serra; e Infantil, de Vitória. Todas as unidades sofrem com o sucateamento.  

A fiscalização começou pelos hospitais estaduais que estão na mira da terceirização de suas gestões. No dia 19 de julho deste ano, representantes Sindsaúde-ES estiveram no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, norte do Estado, e ainda em Colatina, Barra de São Francisco e Linhares. 

O Roberto Silvares está na mira da terceirização e sofre com o sucateamento. Processo que corre na Primeira Vara Cível de São Mateus, fruto de uma ação civil pública, pode resultar até em interdição do hospital. Isso caso o governo do Estado não faça reparos estruturais, se adeque às normas sanitárias e amplie o número de leitos em, pelo menos, 500 vagas. Atualmente, a unidade, que atende a clientela da região norte e até do sul da Bahia, está completamente sucateada.     

No último dia 30 de agosto, unidades municipais também fora alvo da fiscalização nas cidades de Anchieta e Piúma.

Ato público

Ainda em setembro, a diretoria do Sindsaúde-ES realizará um ato público para reunir a sociedade e os trabalhadores indignados com a precariedade dos serviços de saúde pública oferecidos por Paulo Hartung. No evento, serão evidenciadas a má gestão, o sucateamento dos hospitais e o desvio das verbas públicas para as empresas travestidas de organizações sociais.

Caravana da Saúde pelo Sul do Estado:

Terça-feira, dia 4:

Manhã em Cachoeiro de Itapemirim e na parte da tarde em Alegre e Guaçuí.

Quarta-feira, dia 5:

São José do Calçado.

Mais Lidas