sexta-feira, novembro 15, 2024
21.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Encontro de contação de histórias conecta Brasil e África

Contadores de histórias de diversos estados brasileiros e da África participam nesta semana do Encontro de Contação de Histórias e Narrativas Brasil & África, que acontece entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10) no Museu Capixaba do Negro (Mucane) e culmina no sábado (11) com uma visita à comunidade quilombola de Vista Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado.

O evento, que chega à sua terceira edição, traz diversas histórias da tradição oral e narrativas da cultura e literatura afrobrasileira. “A contação de história é o primeiro leite intelectual da criança. A relação entre África e Brasil nos remete a pensar na ancestralidade”, diz o contador de histórias Fábio Pererê, que organiza o evento junto com Claudia Viúva Negra. Entre os convidados estão contadores de história do Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Santa Catarina, além do nigeriano Sunny, que reside em São Paulo.

O encontro é gratuito e tem como público alvo não só crianças e contadores de histórias, mas também profissionais como professores e bibliotecários, além do público em geral interessado.

Fábio lembra que a Lei 10.639 traz como obrigação o ensino da história e cultura do povo negro nas escolas. “Os profissionais da educação têm a oportunidade, através de nossa programação, de encontrar elementos para exercer esse empoderamento de forma efetiva no dia a dia”.

As atividades começam na quarta feira, com a realização da I Maratona Capixaba de Contadores de Histórias, de 9h15 às 16h. A abertura oficial do encontro acontece depois, às 19h, com a apresentação musical e narrativa “Toque de Mestre”, com Teodorico Boa Morte (ES) e Odé Amorim (SP). Durante o evento no Mucane, acontece também a exposição fotográfica Pegadas do Congo, realizada pela Banda de Congo Beatos de São Benedito.     

Na quinta-feira, serão realizadas diversas oficinas durante manhã e tarde, com temas como oralidade na cultura africana, expressão corporal e vocal, bonecas abayomi, cordel e outros temas. São 30 vagas por oficina e as inscrições devem ser feitas por telefone no número (27) 3222-4560. Durante a noite, haverá atividade com contadores de histórias nacionais.

Na manhã de sexta-feira acontece o “Terreiro de Histórias” e, à noite, o encerramento. Mas a programação não termina aí. No sábado é dia excursão cultural ao Quilombo de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. Com saída às 7h do Mucane, a viagem vai realizar passeio pela Floresta de Pacotuba, almoço no Restaurante Comida de Senzala e apresentação de Caxambu Mirim e café da tarde. O horário de retorno para Vitória é 17h30 e o custo da viagem é de R$ 100, com transporte e alimentação incluídos.

AGENDA CULTURAL

3º Encontro de Contação de Histórias e Narrativas Brasil & África

Quando: 8 a 11 de agosto

Onde: Avenida República, 121, Centro de Vitória

Programação: https://fvpereira2.wixsite.com/encontroafricabrasil/programacao.

Mais Lidas