Tudo começou com oficinas de teatro com cerca de 80 crianças e adolescentes em 1993 em Anchieta, sob coordenação de Telma Amaral. Depois de um concurso de dramaturgia e montagem de espetáculo, os jovens continuavam empolgados com a arte do teatro. “A proposta de criar um grupo para atividades permanentes veio deles”, diz Telma.
Em 23 de julho de 1993 surgia o Grupo de Teatro Rerigtiba, cujo nome, também escolhido pelos jovens, se refere ao primeiro nome do município e busca valorizar as raízes históricas locais. É na esteira da recente comemoração dos 25 anos, uma façanha para qualquer grupo do ramo de arte e cultura, que o Rerigtiba realiza a 3ª Mostra de Teatro Cidade de Anchieta entre este e o próximo sábado (11 e 17).
No evento não competitivo, o grupo anfitrião apresenta seu repertório e também convida grupos de Vitória e do sul do Estado, totalizando sete apresentações, todas elas gratuitas. Tudo acontece na sede própria do grupo em Anchieta, inaugurada em 2011 no bairro Justiça II. O local é ao mesmo tempo único espaço de teatro e cinema de do município e também o mais próximo para muitas cidades do entorno..
Além das peças, o lugar, que comporta cerca de 120 pessoas, também recebe as atividades do CineClube da Cidade, criado pelo grupo este ano para exibição de filmes e realização de debates sobre os temas por eles suscitados. O local costuma encher durante as apresentações, uma conquista de mais de uma década de formação de público. Por isso, é bom reservar o lugar com antecipação pelo telefone (28) 3536-2063.
Mas não é só em sua sede que o Rerigtiba se apresenta. Trata-se de uma das companhias que mais circulam pelos estados, tendo levado seus trabalhos a 32 dos 78 municípios capixabas.
Um dos destaques do trabalho do grupo é a busca constante por pesquisar novas linguagens no teatro, que resultaram em experiências diversas como peças feitas como manipulação direta, fantoches e máscaras balinesas confeccionadas especialmente para o grupo.
Coincidentemente, o Rerigtiba montou 25 peças em seus 25 anos de existência. Na última delas, “Apenas uma viagem no tempo”, fruto de um longo processo de pesquisa, fala sobre a crise hídrica. Atualmente, o repertório conta com cinco obras, interpretadas por um elenco de seis atores e atrizes.
“Muita gente pergunta como é fazer teatro no interior do Espírito Santo. É o que a gente vem fazendo por acreditar no trabalho que fazemos. Há envolvimento, profissionalismo e conseguimos seguir adiante, mesmo passando por momentos difíceis”, avalia Telma Amaral, lembrando que quando se fala em crise, um dos primeiros locais em que se pensa em cortar investimentos é na área da cultura.
Telma atribui a caminhada contínua de 25 anos do Grupo de Teatro Rerigtiba a três fatores: persistência, vontade e muito amor pela arte.
AGENDA CULTURAL
Mostra de Teatro Cidade de Anchieta
Quando: de 11 a 17 de agosto
Onde: Sede do Grupo de Teatro Rerigtiba – Avenida Oliveira, Bairro Justiça II – Anchieta/ES
PROGRAMAÇÃO
11/8 – sábado – Abertura da Mostra
Grupo: Grupo de Teatro Rerigtiba
Espetáculo: Sono e Sonhos
Horário: 19h
Classificação: livre
12/8 – domingo
Grupo: Repertório Artes Cênicas e Cia.
Espetáculo: Anjos e Abacates
Horário: 16hs
Classificação: livre
13/8 – segunda feira (Projeto Teatro Escola)
Grupo: Grupo de Teatro Rerigtiba
Espetáculo: Uma Viagem no Tempo
Horário: 09 hs e 14 hs
Classificação: livre
14/8 – terça-feira
Grupo: Cia Homônimos Perfeitos
Espetáculo: Chuva
Horário: 19 hs
Classificação: 12 anos
15/8 – quarta-feira
Grupo: Grupo de Teatro Rerigtiba
Espetáculo: Sono e Sonhos
Horário: 15 hs
Classificação: Livre
16/8 – Quinta feira
Grupo: Grupo Gota, Pó e Poeira
Espetáculo: A absurda comédia de duas vidas
Horário: 19hs
Classificação: 14 anos
17/8 – sexta-feira
Grupo: Cia Circo Teatro Capixaba
Espetáculo: Varietê Circo Teatro Capixaba
Horário: 15hs
Classificação: Livre.